Movimentação que já era esperada por parte da Volkswagen, a marca alemã divulgou nesta sexta-feira (11) os primeiros detalhes do Gol Last Edition, série especial que vai coroar a despedida do modelo após 42 anos em produção no país.
Ainda sem revelar o preço da novidade – o qual será informado em uma etapa posterior ainda neste mês – a Volkswagen detalha que serão produzidas 1.000 unidades do Gol Last Edition, todas devidamente numeradas.
Como não poderia ser diferente, a idealização e preparação do Gol Last Edition foram completamente desenvolvidos no Brasil pelo time liderado por José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen na América do Sul.
Segundo as fotos nos antecipam, o Gol Last Edition contará com logotipos comemorativos, rodas com acabamento escurecido e revestimento especial para os bancos com costuras na cor vermelha, a qual também figura em outras regiões da cabine, como no volante, coifa da alavanca de câmbio, entre outros pontos.
Galeria completa: clique aqui para conferir todas as primeiras imagens do Gol Last Edition
A Volkswagen ainda não informou o conjunto mecânico que vai figurar sob o capô do Gol Last Edition, porém informações extraoficiais dão conta de que o hatch será movido pelo motor 1.0 MPI com até 84 cv.
A fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, onde o Gol e o Voyage eram produzidos, recebeu investimentos para acomodar a plataforma MQB e, com isso, produzir modelos mais sofisticados, como é o caso do Polo Track.
“Cerca de 80 novos robôs foram adquiridos na Armação, que refletiu aumento de 33% da capacidade de produção. A unidade traz a combinação de dois modelos de robôs de última geração, de tecnologias distintas, que atuam juntos na construção do que há de mais moderno na automação de carrocerias. Com a aquisição do equipamento de solda a laser trifocal, a fábrica de Taubaté se torna a única da VW no Brasil com flexibilidade de soldar peças (teto e laterais), com diferentes matérias-primas (EG – electrogalvanizing e HDG hot-dip-galvanizing)”, detalha a fabricante.
Para marcar a despedida do Gol, a Volkswagen começou uma série de iniciativas interessante, entre elas o convite ao jornalista especializado Claudio Carsughi para conhecer de perto a nova série especial. A primazia concedida ao profissional, que você confere no vídeo abaixo, é mais do que justificada uma vez que Carsughi realizou o primeiro teste jornalístico com o Gol em maio de 1980.
Além do Polo Track, é esperado que a Volkswagen produza um Taubaté mais modelos compactos, oriundos de uma nova família de produtos desenvolvida para mercados emergentes. Um crossover pequeno, nos moldes do Fiat Pulse e do projeto HJF que a Renault vai fabricar no Brasil, está nos planos para a unidade paulista. Pode ser que tal crossover resgate o nome Gol no portfólio da marca alemã. A conferir futuramente.
Fonte: autoo