Combate ao Mosquito
Mundo

Califórnia determina volta de 100 mil servidores públicos ao trabalho presencial: saiba mais detalhes

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, do Partido Democrata, decidiu que cerca de 100 mil funcionários públicos estaduais retornarão ao trabalho presencial quatro dias por semana a partir de julho deste ano. A medida foi anunciada na última segunda-feira, 3.

Essa decisão segue a ordem da Casa Branca para que trabalhadores federais retomem o expediente integral nos escritórios da União.

Atualmente, os 224 mil servidores estaduais são obrigados a comparecer aos escritórios por, pelo menos, duas vezes na semana. Com a nova determinação, aproximadamente 100 mil trabalhadores serão impactados, pois muitos cargos já exigem presença integral.

Justificativa para o fim do home office na Califórnia

“Os funcionários estaduais são a espinha dorsal do nosso governo, e temos a sorte, na Califórnia, de contar com funcionários públicos que dedicam seu tempo e talento para o funcionamento eficiente de serviços essenciais e da infraestrutura pública”, começa a escrever Newsom, no comunicado. “O trabalho presencial nos torna todos mais fortes – ponto final. Quando trabalhamos juntos, a colaboração melhora, a inovação prospera e a responsabilidade aumenta. Isso significa um serviço melhor, soluções mais eficazes e melhores resultados para os californianos, mantendo ainda a flexibilidade.”

A diretriz permite exceções para funcionários sob acordos de teletrabalho ou aqueles que vivem longe de seus locais de trabalho. Além disso, Newsom ordenou que o departamento de recursos humanos estadual auxilie os trabalhadores federais demitidos durante a gestão de Donald Trump a encontrar novas oportunidades.

Trump definiu trabalho presencial

Donald Trump
Donald Trump Mostra Decreto Assinado Em 20/1/2024 | Foto: Divulgação/Casa Branca

Em 20 de janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu um decreto que encerrou o home office, trabalho remoto, para aproximadamente 1 milhão de funcionários públicos federais.

YouTube video

A medida exigiu que todos os chefes de departamentos e agências do Poder Executivo tomem, o mais rápido possível, todas as providências necessárias para encerrar os acordos de trabalho remoto e exigir que os funcionários retornem ao trabalho presencial em tempo integral.

Atualmente, os EUA possuem cerca de 2,3 milhões de funcionários públicos federais. Destes, quase 1,1 milhão operavam em um sistema híbrido, enquanto 228 mil trabalhavam completamente de casa.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.