Se você é o responsável pelo gerenciamento de grandes grupos de k-pop, certamente a sua receita será multimilionária, no mínimo! Esse é o caso da HYBE, empresa por trás de nomes como BTS, Seventeen, TXT e ENHYPEN, que faturou mais de 1.4 bilhão de dólares ano passado. Veja detalhes!
LEIA MAIS
Foto: Divulgação HYBE
Ontem, dia 25 de fevereiro, a HYBE anunciou: “Após nos tornarmos a primeira empresa de entretenimento coreana a ultrapassar 2 trilhões de KRW em receita em 2023, estabelecemos um novo recorde em 2024 com um crescimento contínuo de desempenho.”
Em 2024, a receita consolidada da HYBE atingiu 2,2545 trilhões de KRW, aproximadamente 1,6 bilhão de dólares, um aumento de 4% em relação ao ano anterior, estabelecendo um novo recorde histórico para a empresa.
Apesar da queda de 11,3% no setor de vendas de álbuns, o setor de performances teve um crescimento expressivo de 25,6%, compensando a redução nas vendas de discos. A mudança nos padrões de consumo dos fãs após o fim da pandemia desempenhou um papel crucial nessa diversificação.
Desempenho dos artistas
Os artistas da HYBE continuaram a dominar as paradas de álbuns, com sua participação no Circle Chart anual subindo de 38% em 2023 para 40% em 2024. O Seventeen, por exemplo, se tornou um “ten million seller” pelo segundo ano consecutivo, com mais de 10 milhões de álbuns vendidos.
Já o TXT colocou dois álbuns no top 10 anual do Circle Chart e teve três lançamentos no ranking de fim de ano da Oricon, no Japão. O ENHYPEN, por sua vez, vendeu 5,45 milhões de álbuns em 2024, ficando em 8º lugar na parada anual de álbuns dos EUA e em 9º na do Japão.
O NewJeans, agora NJZ, (que está em batalha judicial com a HYBE) ultrapassou a marca de 3 milhões em vendas de álbuns, tornando-se o grupo feminino de K-pop mais vendido em 2024. O BOYNEXTDOOR, que está conquistando popularidade com “IF I SAY, I LOVE YOU”, alcançou a marca de um milhão de vendas apenas 18 meses após seu debut.
Shows e merchandising
Em conjunto, os artistas da HYBE realizaram 147 shows e 25 fan meetings em 2024, estabelecendo um novo recorde de receita com turnês. Seventeen, ENHYPEN e TXT, por exemplo, lideraram o ‘K-pop Concert Revenue Chart’ de 2024 da Billboard. Apenas no quarto trimestre, a receita com shows atingiu o equivalente a 132 milhões de dólares, mais que o dobro do mesmo período em 2023.
Foto: x.com/pledis_17
A receita com merchandising e licenciamento, impulsionada pelas turnês, aumentou 29,1%, atingindo a marca de 293,4 milhões de dólares – o maior valor já registrado. A demanda por produtos relacionados às turnês, como light sticks oficiais, disparou com as grandes turnês mundiais dos artistas da HYBE. BTS, Seventeen e TXT também registraram fortes vendas de produtos temáticos.
Impacto do BTS no lucro operacional e futuro
Apesar da receita recorde, o lucro operacional consolidado da HYBE caiu 38% em 2024, totalizando 129 milhões de dólares. Essa queda foi atribuída ao hiato temporário do BTS devido ao alistamento militarde seus membros.
(Foto: YouTube / HYBE LABELS)
Além disso, as mudanças na distribuição de receita entre os artistas devido ao debut de diversos novos grupos e investimentos crescentes em empreendimentos internacionais, como a HYBE Latin America, o grupo americano KATSEYE, os custos iniciais para novas expansões, como Weverse, também impactaram a rentabilidade geral.
Para o futuro, a HYBEplaneja lançar novos projetos de grupos nos EUA, Japão e América Latina, seguindo sua estratégia Multi-Label, Multi-Gênero, que integra o sistema K-pop com culturas locais. Nos EUA, a empresa está colaborando com o renomado produtor Ryan Tedder para criar um novo boy group.
Fonte: portalpopline