Christinny dos Santos
Única News
Mais de 1,5 mil casos de chikungunya foram confirmados nos últimos três dias, em Mato Grosso. O estado já registrou 16 mortes pela arbovirose e, até o momento, é o único do país com óbitos confirmados pela doença. Além disso, outros 12 óbitos seguem em investigação, totalizando 28.
Ao todo, 12.245 casos da doença foram confirmados em MT, levando ao número estarrecedor de mais de 222 registros por dia, em média simples.
O estado ainda figura como o primeiro em incidência da arboviroses no país, ou seja, aquele com maior frequência de novos casos, com coeficiente de 419,02. A única outra unidade da federação com índice amarelo é Mato Grosso do Sul que, segundo dado do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, tem coeficiente de 64,2.
Ao todo, 16 pessoas tiveram a morte confirmada pela arbovirose em todo o país, todas registradas no estado de Mato Grosso. Outros 29 óbitos estão em investigação no Brasil, porém, destes 12, ou seja, 41,3% também são de MT.
Como medida de prevenção, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) apenas emitiu um alerta devido ao aumento de casos, enfatizando medidas de prevenção que podem ser seguidas pela população. Dentre elas estão verificar locais com acúmulo de água, tampar caixas d’água, esvaziar recipientes, descartar corretamente o lixo, limpar as calhas, não acumular sucata e entulho, além de usar repelente.
Panorama de óbitos no estado
As mortes 16 mortes confirmadas por chikungunya neste ano foram nos municípios de Chapada dos Guimarães (01), Cláudia (02), Cuiabá (08), Dom Aquino (01), Jaciara (01), Rondonópolis (01) e Várzea Grande (02). Os outros doze são investigados em Cuiabá (09), Pontes e Lacerda (01), Rosário Oeste(01) e Nossa Senhora do Livramento (01).
Das 28 vítimas, 16 são pessoas do sexo masculino, cuja maior índice de morte está entre 70 e 91 anos. Já as outras 12 são mulheres, cuja faixa etária com mais morte está entre 70 e 89 anos.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews