Sophia @princesinhamt
Mundo

Líderes mundiais parabenizam Friedrich Merz, o novo chanceler alemão

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Diante da vitória da aliança conservadora CDU/CSU, liderada pelo empresário e político conservador Friedrich Merz, nas eleições da Alemanha no último domingo, 23, líderes internacionais celebraram e parabenizaram o avanço do conservadorismo no país.

A aliança CDU/CSU, conhecida como União, da qual Merz faz parte, se tornará a principal força no Parlamento. Em uma publicação nas redes sociais, o novo chanceler disse que a fará uma “contribuição para a liberdade e a segurança no mundo”.

O presidente dos Estados Unidos, , comemorou a vitória. “Este é um grande dia para a Alemanha e para os Estados Unidos da América sob a liderança de um cavalheiro chamado Donald J. Trump.” 

“Parece que o partido conservador na Alemanha ganhou a grande e altamente esperada eleição”, afirmou o republicano em sua rede social, . “Assim como os EUA, o povo da Alemanha se cansou da agenda fora do senso comum, especialmente sobre energia e imigração, que prevaleceu por tantos anos.”

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, parabenizou Merz e expressou sua expectativa de fortalecer a parceria entre os dois países. “Estou ansioso por trabalhar em estreita colaboração com o seu próximo governo para fortalecer ainda mais a parceria entre os nossos dois países.”

Na Europa, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também felicitou Merz e se disse ansioso para continuar trabalhando em conjunto com a Alemanha. “A Europa deve ser capaz de se defender, desenvolver suas indústrias e alcançar os resultados necessários.”

Já o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, falou que a vitória de Merz é decisiva para a “família política, para a Alemanha e para a Europa” e parabenizou o novo chanceler da Alemanha.

O vice-primeiro-ministro da Itália, Antonio Tajani, foi outro a se manifestar. Ele disse que “apesar dos ataques e das mentiras da esquerda”, a mudança segue vencendo na Alemanha.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, também parabenizou Merz. Em nota, o petista destacou a parceria entre os dois países na “defesa da democracia e do multilateralismo, na promoção do desenvolvimento sustentável e proteção dos direitos humanos”. Ele disse ainda que a eleição veio “em momento de grande sensibilidade geopolítica e geoeconômica global, mas também em momento de grandes esperanças e oportunidades de ganhos conjuntos”. 

De acordo com Lula, Brasil e Alemanha têm forte histórico de atuação conjunta por reformas na governança global. “Estou convencido de que seguiremos trabalhando juntos para ampliar as convergências e complementaridades em prol de uma inserção internacional cada vez mais competitiva de ambos.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.