Pesquisa de boca de urna divulgada pela imprensa da Alemanha indica que o partido de centro-direita União Democrata Cristã (CDU), de Friedrich Merz, obteve a maioria das cadeiras do Parlamento alemão, o .
+ te
O atual chanceler alemão, Olaf Scholz, reconheceu a derrota, e o principal partido de direita, o AfD, comemorou o avanço eleitoral.
Os dados da boca de urna divulgados pela imprensa dão 28,5% ao CDU e 20% para o AfD, partido de direita que teve o melhor desempenho de sua história. O partido de Scholz, o SPD, de esquerda, ficou com 16,5%.
- CDU (centro): 28.5%
- AfD (direita): 20%
- SPD (esquerda): 16.5%
- Partido Verde (esquerda): 12.0%
- Linke (esquerda): 9%
- BSW (esquerda): 5%
- FDP (centro): 5%
O CDU, legenda da ex-chanceler Angela Merkel, afirmou, na campanha, que é um partido de centro-direita. No entanto, sua agenda está mais ligada a políticas de centro e até de esquerda. O partido de Merz também se recusa a fazer uma aliança com a AfD, o qual considera de “extrema direita”, assim como a maior parte da imprensa mundial.
As urnas foram abertas às 8h deste domingo, 23, no horário local (4h no horário de Brasília) e fecharam às 18h (14h no horário de Brasília). A contagem de votos já começou. O resultado oficial deve ser divulgado na manhã desta segunda-feira, 24.
Reação da AfD, partido recomendado por Elon Musk
Uma das líderes do AfD, Alice Weidel, comemorou o resultado das eleições. “Nunca estivemos tão fortes — somos a segunda maior força”, disse Alice. Ela recebeu aplausos entusiasmados da multidão presente no evento em Berlim, logo depois da divulgação da boca de urna.
“Nas próximas eleições, assumiremos o lugar da CDU (União Democrata Cristã) e ficaremos em primeiro lugar”.
Chanceler da Alemanha, Scholz reconhece derrota e lamenta desempenho da AfD
Olaf Scholz reconheceu a derrota de seu partido nas eleições parlamentares realizadas neste domingo, 23. Em uma declaração pública, Scholz parabenizou Friedrich Merz pela vitória. “Parabéns pelo resultado da eleição”, afirmou o chanceler, dirigindo-se ao rival.
Em sua primeira reação ao resultado, Scholz descreveu o desempenho do partido como “um resultado eleitoral amargo para o Partido Social Democrata” e assumiu a responsabilidade pelo fraco desempenho nas urnas.

Durante uma reunião na sede do partido, ele agradeceu aos membros e voluntários pela dedicação durante a campanha, enfatizando seus esforços até o último momento.
Scholz expressou preocupação com o desempenho do partido da AfD nas eleições. “Nunca vou aceitar isso”, declarou. Entretanto, a AfD é um partido regularmente inscrito na Alemanha, pelas vias democráticas, com amplo apoio popular.
O chanceler disse que seu governo foi particularmente difícil devido à invasão da Ucrânia pela Rússia logo depois de ele assumir o cargo. Isso, segundo ele, exigiu decisões rápidas que impactaram a política do país.
Fonte: revistaoeste