Em 2024, a Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk, dobrou sua base de clientes no Brasil, ao alcançar 326,8 mil assinantes. Este número representou um crescimento de 145,8% em relação a 2023. A Starlink tornou-se a maior operadora de conexão por satélite no país, ao superar a .
Apesar desse avanço, a Starlink ocupa a 15ª posição no ranking geral de acessos à internet, que possui 52 milhões de pontos de acesso de banda larga. A Claro lidera o setor com 19,7% do mercado, seguida por Vivo, com 14,1%, e Oi, com 8,4%.
A empresa registrou crescimento em todas as regiões do Brasil. No Sul, os acessos aumentaram 172,9% depois de doações de antenas durante enchentes no primeiro semestre de 2024. O Norte destacou-se com 105,2 mil acessos, por causa das dificuldades das operadoras tradicionais em áreas de mata.
Starlink deu descontos aos brasileiros

Além disso, a Starlink promoveu descontos de até 50% em seus pacotes para expandir sua base de clientes. No Sudeste, a empresa cresceu 152,5% em um ano, ao atingir 96 mil acessos. Entretanto, a empresa enfrentou desafios legais no Brasil em 2024.
Em agosto, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou o bloqueio das contas bancárias da empresa depois de não conseguir contatar um representante do X/Twitter para cobrar multas pendentes. O X foi bloqueado no Brasil no mesmo mês, mas retomou as operações alguns dias depois.
Fonte: revistaoeste