Sophia @princesinhamt
Turismo

Guia completo para viajar com segurança e dicas essenciais: Coreia do Norte

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Coreia do Norte se tornou ainda mais fechada para turistas durante a pandemia de covid-19. Nem seus aliados russos eram autorizados a entrar no país, considerado o mais fechado do mundo. Mas no final de 2024, aos poucos, o turismo foi sendo retomado no país asiático.

O processo para entrar na Coreia do Norte é altamente regulado. Um turista não pode entrar por conta própria nem planejar sua viagem sozinho. Confira algumas dicas para programar a visita ao país.

Como visitar a Coreia do Norte?

O primeiro passo é contratar uma agência de turismo autorizada pelo governo de Kim Jong-Un, geralmente sediada na China, um dos países aliados.

A chinesa KTG, por exemplo, tem funcionários para atender turistas brasileiros que queiram viajar sozinhos ou em excursão para o país.

As agências também instruem sobre as regras e comportamentos que devem ser seguidos, incluindo respeito à ideologia política e ao regime. Não é possível fazer comentários críticos sobre o governo e também é preciso pedir permissão para fotografar.

Lembre-se também que o acesso à internet é limitado, e redes sociais como WhatsApp não são acessíveis.

Relatos e dicas de quem já foi para lá

O blogueiro e professor de história Leonardo Lopes (@leonardolopes.com.br ) fez um manual de conduta para a viagem à Coreia do Norte no seu blog. Ele também compartilhou dicas nas redes sociais.

Leonardo recomenda ir em datas festivas para acompanhar as apresentações militarizadas e incrivelmente sincronizadas. Sua viagem de cinco dias custou R$ 12 mil.

Confira abaixo passo a passo para planejar sua viagem à República Popular Democrática da Coreia, como eles gostam de ser chamados.

  • Procure uma agência de turismo credenciada

O primeiro passo é obter um visto para entrar na Coreia do Norte, contratado nas agências de turismo. As mais conhecidas para esse tipo de viagem incluem a KTG, que atende o Brasil, a Koryo Tours e a Young Pioneer Tours. Elas são aprovadas pelo governo norte-coreano e têm permissão para organizar viagens para turistas estrangeiros. O blogueiro Rodrigo Belasquem (@dicasdeviagem) viajou com a Koryo e teve uma boa experiência no país.

Você precisa ter um passaporte válido por pelo menos seis meses após a data prevista de retorno e preencher um formulário enviado pela agência. Você receberá um Tourist Card para apresentar na chegada e que ficará retido na saída do país.

  • Escolha um pacote

As viagens para a Coreia do Norte são normalmente feitas em grupos organizados, com roteiros fixos. Você deve escolher um pacote de viagem oferecido pela agência, que incluirá o transporte, guia e os city tours que você precisa escolher previamente. Não é permitido andar sozinho pelo país. Você terá alguém ao seu lado 100% do tempo, e os passeios são limitados aos lugares aprovados pelas autoridades norte-coreanas.

  • Chegada por meio da China

A entrada oficial para a Coreia do Norte é através do Aeroporto Internacional de Pyongyang, a capital do país. Você pode chegar lá por meio de voos diretos de Beijing, na China, ou de outros pontos internacionais. As autoridades podem confiscar materiais considerados inadequados, como livros de literatura, especialmente sobre política e religião. Melhor deixá-los antes de embarcar. Outro aviso: leve euros. Dólares são proibidos.

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.