Sophia @princesinhamt
Mundo

Conservadores na Alemanha lideram pesquisas de intenção de voto para as eleições

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Depois do colapso da coalizão liderada por Olaf Scholz, do partido social-democrata (SPD), de esquerda, Friedrich Merz, do partido conservador União Democrática Cristã (CDU), desponta como favorito nas eleições antecipadas da Alemanha, que ocorrem neste domingo, 23.

O Bundestag — o Parlamento da Alemanha — passará a ter 633, e os partidos precisam de pelo menos 5% dos votos para garantir representação no Legislativo e formar governo.

+

Pesquisas das eleições na Alemanha indicam a liderança do CDU, mas será necessário uma coalizão para governar. O AfD, que reúne políticos de direita, está em segundo lugar nas sondagens eleitorais. Entretanto, a imprensa alemã afirma que Merz não teria interesse em uma coalizão com o Afd, taxado como de “extrema direita” pela imprensa tradicional.

As eleições na Alemanha e as possíveis coalizões

Uma coalizão com SPD e Verdes, de esquerda, similar aos governos de Angela Merkel (CDU), é considerada complicada em razão das divergências ideológicas.

eleições Alemanha
O Partido Conservador União Democrática Cristã (Cdu), De Friedrich Merz, É Favorito Na Corrida Eleitoral | Foto: Reprodução/Twitter/X

Figuras da direita mundial, como Elon Musk, Donald Trump e Viktor Orbán, impulsionaram a adesão ao AfD. Musk, por exemplo, participou por videoconferência de um comício do partido, e afirmou: “É bom ter orgulho de ser alemão. Lutem por um futuro brilhante para a Alemanha”. Para o dono da Tesla e do Twitter/X, o AfD é “a melhor esperança para a Alemanha”.

Neste domingo, 23, Musk fez um post apenas com o nome do AfD e bandeiras da Alemanha.

+

Entre os principais temas da campanha eleitoral, estão as políticas migratórias e a crise econômica. A direita quer regras claras para evitar a imigração desenfreada e frear os de imigrantes contra alemães.

Dados da última pesquisa

A mais recente pesquisa eleitoral, realizada no sábado, 22, mostrou que o CDU lidera as intenções de voto, com 30%, seguido pelo AfD, que ocupa a segunda posição com 20,5%. Juntas, essas legendas poderiam garantir uma maioria no parlamento e formar a próxima coalizão de governo.

Os sociais-democratas (SPD) têm 15,5% das intenções de voto, e os Verdes, liderados pelo atual vice-chanceler e candidato Robert Habeck, ocupam a quarta posição com 13,3%. O

O Die Linke (A Esquerda), que não conseguiu eleger representantes no mandato anterior, alcançou 7%. E o Partido Liberal (FDP), de centro direita, de Christian Lindner, corre o risco de ficar de fora do Bundestag, com apenas 4,3% das intenções de voto até o momento.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.