A Kia acaba de lançar no Brasil o EV9, seu primeiro SUV elétrico de sete lugares. O novo modelo foi eleito o Carro Mundial do Ano de 2024 e fez sua estreia durante o Rio Open 2025, o maior torneio de tênis da América do Sul. Quem passou por lá teve a chance de ver de perto o SUV.
VEJA TAMBÉM:
Desempenho e eficiência
O Kia tem uma bateria que permite uma autonomia de 434 km pelo Inmetro e até 497 km pelo padrão WLTP. Além disso, com um sistema de carregamento de 800 volts, é possível recuperar mais de 200 km de autonomia em menos de meia hora.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Design: robusto e futurista
Com 5,01 metros de comprimento e um design imponente, o Kia EV9 é um verdadeiro colosso sobre rodas. A frente exibe a assinatura “Digital Tiger Face”, com luzes em LED inspiradas em mapas estelares.
Enquanto o perfil lateral, destaca maçanetas embutidas e rodas de liga leve de 21 polegadas. Já a traseira reforça a identidade do modelo com lanternas finas e linhas limpas.
E tem mais: o SUV conta com retrovisores digitais por câmera, projetando a imagem em telas OLED de 7 polegadas nas portas dianteiras.
O Kia EV9 está disponível em oito opções de cores, sendo seis brilhantes: Preto Aurora, Cinza Pantera, Cinza Rocha, Prata Marfim, Branco Neve e Azul Marine; e duas opções foscas: Prata Marfim Fosco e Cinza Pantera Fosco.
Conheça o interior do EV9
Imagem: Divulgação
O espaço interno segue a filosofia “Opostos Unidos” da Kia, combinando materiais sustentáveis com um toque premium. E aqui entra um diferencial: o EV9 é construído sobre a plataforma E-GMP, garantindo um chão totalmente plano e ampliando o espaço para todos os passageiros.
Esqueça os acabamentos tradicionais: a Kia eliminou o uso de couro natural e apostou em materiais reciclados e bioplásticos. Cada unidade do EV9 reutiliza cerca de 70 garrafas PET.
Tecnologia também não falta. O painel conta com duas telas de 12,3 polegadas, conectadas a uma tela extra de 5 polegadas que concentra os comandos do ar-condicionado. O volante traz botões de toque ocultos que acendem ao detectar a aproximação da mão.
Caminhando para a neutralidade de carbono
A Kia não está apenas eletrificando seus carros, mas também repensando sua cadeia produtiva. O EV9 faz parte da estratégia de sustentabilidade da marca, que busca neutralizar suas emissões de carbono até 2045. O SUV incorpora 10 itens sustentáveis, incluindo plástico reciclado, tintas sem derivados de petróleo e fibras de redes de pesca reutilizadas.
Chegada ao Brasil e expectativa de preço
O SUV elétrico tem um preço sugerido de nada menos que R$ 749.990,00 para o mercado brasileiro. Nesse valor é incluso:
-Carregador de emergência;
-Wallbox residencial de 7 kW;
-Adaptador V2L (Vehicle-to-Load) para utilização da bateria de alta tensão para alimentação de produtos eletrônicos;
-Serviço de assistência 24h por 5 anos;
-Pacote com as primeiras revisões, de 20 mil, 40 mil e 60 mil, gratuitas.
Com a chegada de SUVs elétricos de grande porte, como o BMW iX e o Volvo EX90, a expectativa é que o EV9 entre na disputa com modelos de destaque no segmento:
- Volvo EX90: Também com sete lugares e uma proposta voltada para luxo e tecnologia, o EX90 é um concorrente direto do EV9.
- BYD Tan: Apesar de seu design mais esportivo, o Tan oferece sete lugares e um bom desempenho, tornando-se outra opção entre os grandes SUVs elétricos.
- Audi Q8 e-tron: Com um design elegante e um interior luxuoso, o Q8 e-tron disputa na mesma faixa de preço do EV9, proporcionando sete lugares também.
Imagem: Divulgação
Fonte: autoo