A Volkswagen escolheu o Carnaval para lançar o crossover Tera, um dos principais lançamentos da fabricante em 2025. O carro ficará abaixo do SUV compacto T-Cross para brigar com Renault Kardian, Fiat Pulse e companhia. GM e Hyundai também vão entrar nesta disputa, a partir do ano que vem. Mas o que será que o Tera tem para superar toda essa concorrência?
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O segmento logo abaixo dos SUVs compactos vai se agitar com a chegada do Volkswagen Tera, a partir das próximas semanas, mas apenas em 2026 é que vai pegar fogo, não apenas com a chegada dos modelos da GM e da Hyundai, mas também com a inclusão de sistemas híbridos leves e outras novidades. De qualquer forma, vamos a 5 pontos do Tera que podem contar pontos a favor diante dos rivais.
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1 – Segurança
Fabricado com a plataforma MQB, a mesma do Polo, o Volkswagen Tera deverá se sair bem nos testes de colisão do Latin NCAP, assim como o hatch compacto do qual é derivado. Além disso, conforme o site Autos Segredos, o crossover da marca alemã vai ser equipado com uma série de recursos de segurança nas versões Comfort e High.
Entre os itens disponíveis haverá detector de fadiga do motorista e sistema de frenagem de emergência, além de assistênte de permanência de faixa na versão topo de linha. A inclusão de seis airbags também vão fazer parte da lista, ainda conforme a mesma fonte.
2 – Dimensões
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Imagem: Reprodução
O porte do Volkswagen Tera será compatível com o dos rivais. Espera-se que o carro tenha perto de 4,10 de comprimento por 1,78 m de largura, 1,45 de altura e 2,56 m de entre-eixos. O Renault Kardian tem 4,12 m, 1,75, 1,54 m e 2,60 m, respectivamente. Com isso, a maior diferença entre os dois será a altura, o que influi na estabilidade por causa do centro de gravidade.
Na comparação das dimensões do Tera com o Pulse, temos o seguinte no modelo da Fiat: 4,10 m, 1,77 m, 1,58 m e 2,53 m. Portanto, o espaço interno do modelo da Volkswagen deverá ser um pouco maior, principamente para os passageiros do banco traseiro. Um porta-malas mais espaçoso também será importante para o modelo da marca alemã ter mais apelo.
3- Dirigibilidade
Mesmo com apelo aventureiro, o que implica em um bom vão livre do solo, o Volkswagen Tera deverá prezar pela boa dirigibilidade, o que tem sido observado tanto no T-Cross, que foi líder de vendas entre os SUVs compactos em 2024, quando no Polo, que também liderou entre os hatches.
Pelo menos em um primeiro momento, não haverá grandes novidades no conjunto mecânico que verá ser o mesmo já encontrado em outros modelos da Volkswagen, até por precisar ter preço competitivo. Espera-se que o carro venha equipado com motor 1.0 turboflex, de 116 cv nas versões mais equipadas e com o de 1 litro de cilndrada, aspirado, na básica. Os câmbios também serão os conhecidos de 6 ou 5 marchas, conforme a versão.
4 – Desenho
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Imagem: Divulgação
As linhas do Tera seguirão a mesma linguagem de design adotada na atual linha de compactos da Volkswagen, que inclui T-Cross, Nivus, Virtus e Polo. Visto sem disfarces em testes no Polo Norte, o novo crossover apareceu com a frente bem parecida com a do Virtus, mas com uma grade frontal um pouco mais larga e faróis discretamente diferentes em relação ao do sedã.
A traseira lembra bastante a do T-Cross, principalmente por causa das lanternas, com barra de LED que atravessa toda a tampa do porta-malas. A ideia de robustez será evidenciada por detalhes, como as proteções emborrachadas nos para-lamas, pelo bom vão livre do solo e pelas rodas, que serã pintadas de cinza grafite nas versões mais equipadas.
5 – Preço
A questão do preço será importante, conseguindo atingir uma boa relação entre custo e benefício. A Volkswagen terá que equilibrar as listas de equipamentos das versões. Logo de cara, não deverá oferecer sistema híbrido leve, o que acaba tornando encarecendo o preço.
Os itens de segurança e conectividade terão prioridade, pelo menos neste início das vendas. Mais adiante, conforme o movimento da concorrência, a marca alemã pode adotar o sistemna micro-híbrido, entre outros itens, para se manter competitiva.
Fonte: autoo