Sophia @princesinhamt
Cinema

Hoje no streaming: A verdade sobre o suposto plágio em um marco da ficção científica que quebrou recordes

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

está para o cinema de desastres e apocalipse assim como está para a ação. Ele tem a honra de ter se tornado um dos diretores de maior bilheteria da indústria de Hollywood, e isso se deve a filmes como (1996), (1998) ou (2004). Entre desastre e desastre, Emmerich também demonstrou grande habilidade com a ficção científica, e hoje você pode desfrutar de um de seus títulos-chave: .

A primeira parte desta franquia fundamental para o gênero veio à luz em 1994 e, embora tenha tido uma recepção mista, foi suficiente para quebrar alguns recordes. O filme está disponível no Prime Video, dentro do MGM+.

A história começa em 1928, quando o arqueólogo Paul Langford, junto com sua filha, encontra algumas pedras gravadas com hieróglifos egípcios. Mais de 60 anos depois, essa descoberta faz parte de um projeto classificado da Força Aérea dos Estados Unidos e eles ainda estão tentando decifrar seu significado.

O egiptólogo e linguista Daniel Jackson determina que os hieróglifos falam de um portal estelar que usa as constelações como coordenadas espaciais. O anel de Gizé que Langford e sua filha também descobriram é o Stargate, que se conecta a planetas distantes.

2025 word2

Carolco Pictures / Centropolis Entertainment / Journal Film / StudioCanal

Quando o filme estreou em 28 de outubro de 1994, teve uma recepção um tanto morna. Para os críticos, não foi um dos lançamentos do ano e muitos apontaram que o roteiro era desajeitado e cheio de falhas. Os resultados de bilheteria foram um pouco melhores. Custou 55 milhões de dólares e arrecadou 196, tornando-o uma produção bastante rentável. Stargate arrecadou mais dinheiro do que o esperado e estabeleceu um recorde para o fim de semana de abertura com maior bilheteria para um filme lançado no mês de outubro. Um pouco aleatório, nós sabemos, mas uma conquista para um longa-metragem do qual não esperavam muito.

Houve pessoas que souberam ver seu potencial. Por exemplo, a MovieLine o descreveu como “um clássico instantâneo. Você já imaginou um cruzamento entre e ? interpreta a bruxa malvada do espaço sideral, um déspota andrógino com unhas longas e olhos malvados. Toda a extravagância é vertiginosa e compulsivamente observável, de uma maneira que só um filme verdadeiramente louco pode ser”.

O professor do ensino médio que diz que roubaram sua ideia

E, por outro lado, houve pessoas que viram plágio na história. Em janeiro de 1995, o professor do ensino médio Omar Zuhdi entrou com uma ação contra os criadores e produtores do filme, alegando que eles haviam usado “suas ideias sobre viagens no tempo baseadas no Egito”. Como relatado pelo Oklahoman, o juiz distrital dos EUA Robin Cauthron decidiu que o filme era substancialmente semelhante a um manuscrito que o professor Omar Zuhdi havia submetido a um estúdio de cinema em 1984.

2025 word2

Journal Film / Centropolis Entertainment / StudioCanal / Carolco Pictures

“Nós esperávamos isso”, disse Zuhdi. “Para mim, as evidências são tão esmagadoras que eu não poderia imaginar uma decisão diferente”. Ele reivindicava uma indenização de pelo menos 140 milhões de dólares, mas o caso foi resolvido fora dos tribunais.

Sendo sinceros, os efeitos visuais não envelheceram bem, mas o simbolismo egípcio e a ficção científica se combinam perfeitamente e resultam em um filme apaixonante. Nunca é tarde para reivindicar esta obra que deu o pontapé inicial para uma saga que é um marco da ficção científica.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.