De acordo com o novo mapa, a onda de calor abrangerá mais áreas em Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, onde as temperaturas podem subir entre 5°C e 7°C acima da média, configurando uma onda de calor.
Mato Grosso está com o alerta laranja de calor intenso. Ou seja, a temperatura máxima pode subir entre 3°C e 5°C acima da média.
O início da onda de calor não acontece de forma homogênea em todas as regiões. Algumas áreas aquecem mais rápido do que outras, influenciadas pela geografia local e pelas diferenças climáticas regionais. No entanto, ao longo da próxima semana, a tendência é de uma elevação mais generalizada das temperaturas em todas as áreas afetadas.
Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica.
Apesar do calor intenso, a chuva ainda deve ocorrer nos próximos dias, mas de forma isolada. As pancadas serão mais esparsas e terão pouco efeito na redução do calor. Isso acontece porque a massa de ar quente inibe a formação de nuvens carregadas, favorecendo dias mais secos e quentes na maior parte das regiões impactadas. A umidade do ar em Mato Grosso deve variar entre 50% e 80% com possibilidade de pancadas de chuva.
Fonte: Olhar Direto