É apenas no mercado de carros novos que os utilitários esportivos são os protagonistas, representando 48,2 % do que se vendeu de automóveis e comerciais leves em 2024, de acordo com dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos).
Já no caso do mercado de usados, ainda são os hatches e sedãs que estão na frente. Aliás, os SUVs nem aparecem entre os mais vendidos.
VEJA TAMBÉM:
Ainda conforme a mesma fonte, o carro usado mais vendido atualmente é o Volkswagen Gol com 56.449 vendas, seguido de Fiat Palio (32.324), Chevrolet Onix (30.330), Fiat Uno (29.855) e Hyundai HB20 (23.826).
Quanto aos sedãs, a vitória foi para o Toyota Corolla (21.527), Fiat Siena (15.642), Honda Civic (13.252), Volkswagen Voyage (12.434) e Chevrolet Classic (12.175).
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Entre as cinco marcas mais vendidas, a Volkswagen reassumiu a liderança em 2024 com 16,6% de participação, seguida da Chevrolet (16,5%), Fiat (16,3%), Ford (8,8%) e Renault (6,6%), segundo dados da OLX.
A plataforma também diz que as cinco cores mais vendidas foram a branca, com 28% de participação, prata (24%), preta (17%), cinza (14%) e vermelha (7%).
Entre os 0 km, SUVs lideram a preferência do brasileiro

Imagem: Divulgação
Já na ala dos modelos zero-quilômetro, são os SUVs que vem dominando com folga a preferência do brasileiro. Com a alta do ticket médio, que já superou os R$ 150 mil, de acordo com a consultoria Jato, a fatia do mercado abaixo dos SUVs compactos tende a crescer.
Isso reforça o balanço da Fenabrave de janeiro de 2025, quando o segmento de SUVs acumulou 58,45% de participação, superando 2024 que teve 48,16% do market share. A título de curiosidade, os hatches e sedãs compactos novos – os mais vendidos – tiveram quedas nos acumulados em 2025.
Nos hatches de entrada, de 29,36% despencaram para 21,52% e nos sedãs de entrada, de 8% caiu para 6,21%. Em contrapartida, são os hatches e sedãs que ainda dominam entre os usados.
Hatches e sedãs usados custam menos e são econômicos

Um VW Gol usado, por exemplo, que custa em média R$ 55 mil, é o hatch mais vendido do Brasil e também é um dos mais econômicos fazendo 13,7 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada na gasolina, o que faz dele estar entre os mais procurados.
Em seguida vem o Fiat Palio (R$ 35 mil) com 11,2 km/l no ciclo urbano e 13,2 km/l no rodoviário, à frente do Chevrolet Onix (R$ 56 mil) – 13,3 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada (gasolina), Fiat Uno (R$ 39 mil) – 11,6 km/l e 13,4 km/l e Hyundai HB20 (R$ 60 mil) – 13,1 km/l e 16,1 km/l.
Entre os sedãs, está o líder Toyota Corolla (R$ 75 mil) que rende 11,4 km/l no perímetro urbano e 13,2 km/l no rodoviário com gasolina, acompanhado do Fiat Siena (R$ 37 mil) – 11,2 km/l (cidade) e 13,6 km/l (estrada), Honda Civic (R$ 71 mil) – 9,7 km/l e 13,8 km/l, Volkswagen Voyage (R$ 38 mil) – 13,4 km/l e 15,6 km/l e Chevrolet Classic (R$ 25 mil) – 10,8 km/l e 12,5 km/l.
Fonte: autoo