O nome de não é garantia de que um filme atrairá um grande público aos cinemas. teve que aprender isso da forma mais dolorosa várias vezes: nenhum de seus quatro trabalhos como diretor até agora fez sucesso nas bilheterias (além disso, sua estreia na função por ).
E um filme com lugar particularmente especial no coração de Washington não recebeu a resposta que a estrela de esperava: , lançado em 1999 sob a direção de . No filme biográfico, Washington interpreta o boxeador Rubin Carter, injustamente condenado à prisão perpétua por assassinato em 1966.
Hurricane recebeu críticas majoritariamente positivas, mas também gerou certa controvérsia. Para enfatizar a mensagem antirracista do filme e retratar Carter da forma mais inocente possível, os cineastas tomaram algumas liberdades narrativas. Em uma cena inicial, é alegado que o competidor Joey Giardello deve sua vitória na luta pelo título contra Carter a um júri racista. O boxeador não quis aceitar isso e processou os produtores, embora a disputa tenha sido resolvida fora do tribunal.

Universal Pictures
No entanto, há rumores de que as manchetes negativas tenham custado a Washington seu Oscar (pelo qual ). O ator já havia ganhado um Urso de Prata e um Globo de Ouro, mas perdeu para () no Oscar. Além disso, Hurricane só conseguiu arrecadar 74 milhões de dólares nas bilheterias mundiais, com um orçamento de 50 milhões.
Um dos maiores orgulhos de Denzel Washington
Washington ainda lamenta que o filme tenha fracassado tanto há mais de 25 anos – e encontrou alguém para culpar: “O estúdio não lançou o filme corretamente”, disse a estrela ao Total Film. “Ele foi enterrado. Eles tentaram demais posicioná-lo para o Oscar e isso prejudicou o filme.”
Apesar da performance inegavelmente poderosa de Washington, Hurricane foi ignorado pela Academia, enquanto os executivos do estúdio presumiram que poderiam economizar grandes esforços promocionais em antecipação à próxima temporada de premiações. Um plano que saiu pela culatra, não apenas para desgosto do ator principal.
“Acho que é um daqueles filmes cuja reputação vai crescer com o tempo”, disse Washington. “É o filme do qual mais me orgulho, junto com .”
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema