Christinny dos Santos
Única News
Em seis semanas, 8,8 mil de chikungunya foram confirmados em Mato Grosso em 2025. Isto é, entre janeiro e a primeira quinzena de fevereiro, foram houveram 308 registros da arbovirose a cada semana no estado. Os casos de dengue também seguem preocupando, apesar de a taxa de incidência ser menor, o índice de pessoas infectadas com a doença já ultrapassou 5 mil, com média semana de 146.
Os números são ainda mais alarmantes se comparados ao mesmo período do ano anterior. Em 2024, a média semanal de casos registrados de dengue era de 41, enquanto que dá chikungunya de apenas 4 casos, o que representa um aumento de 258% e 7.939%, respectivamente.
Até o momento, foram confirmados 12 mortes por chikungunya, em Chapada dos Guimarães (01), Cláudia (01), Cuiabá (06), Dom Aquino (01), Jaciara (01), Rondonópolis (01) e Várzea Grande (01), e outros três estão sob investigação. Apenas um óbito foi confirmado por dengue no município de Conquista d’Oeste, mas outros cinco são investigados em diferentes cidades.
O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá articula as estratégias e executa o plano de contingência das doenças. Desde o início da campanha, as equipes de vigilância já visitaram 90.349 imóveis, dos quais 11.070 necessitaram de tratamento para eliminar focos do mosquito.
A SMS orienta
A participação da comunidade na prevenção e controle do mosquito, especialmente devido ao período de chuvas frequentes, que favorece a proliferação do Aedes aegypti, é de extrema importância. Medidas simples, como eliminar recipientes com água parada, podem evitar novos casos e prevenir a sobrecarga nos serviços de saúde.
Para intensificar as ações de controle, neste sábado acontecerá um mutirão de combate à Dengue no bairro Pedra 90. Este é o segundo mutirão realizado neste mês, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promete manter a iniciativa em todos os próximos finais de semana. A ação contará com a participação de outras secretarias, como a Limpurb, Secretaria de Ordem Pública, Meio Ambiente e Defesa Civil.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews