O CEO da OpenAI, Sam Altman, publicou um roteiro para o desenvolvimento da empresa na rede social X, revelando planos para lançar novos modelos de IA – GPT-4.5 e GPT-5. Em sua declaração, Altman observou que a OpenAI pretende simplificar a linha de produtos, admitindo que a escolha atual dos modelos se tornou muito difícil.
O GPT-4.5, que é chamado de Orion internamente, será o último modelo OpenAI sem suporte para a “cadeia de raciocínio”. O próximo objetivo da empresa será combinar a série o e a série GPT para criar sistemas que possam usar todas as ferramentas OpenAI, adaptar-se às tarefas e trabalhar efetivamente em uma variedade de cenários.
O GPT-5, que está integrado ao ChatGPT e ao OpenAI API, incluirá tecnologias de modelo o3. Altman enfatizou que o último não será mais produzido separadamente. Os assinantes do ChatGPT poderão escolher o nível de inteligência: usuários gratuitos terão acesso ilimitado ao nível padrão, Plus – a um nível superior e Pro – a uma versão ainda mais inteligente.
Ainda não há datas exatas de lançamento, mas Altman observou que novos modelos aparecerão nas “próximas semanas ou meses”. No início desta semana, soube-se que Elon Musk ofereceu US$ 97,4 bilhões para a divisão sem fins lucrativos OpenAI, mas o conselho de administração da empresa pretende rejeitar o acordo.
Fonte: cenariomt