Sophia @princesinhamt
Notícias

Imóveis em Cuiabá: mais de 11 mil visitados para combate ao Aedes aegypti

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Desde o início da campanha, as equipes de vigilância já visitaram 90.349 imóveis, dos quais 11.070 necessitaram de tratamento para eliminar focos do mosquito.

Nesta quinta-feira (13), ocorreu a reunião semanal do Comitê de Operações Emergenciais (COE), que articula as estratégias e executa o plano de contingência das doenças.

Os dados epidemiológicos das seis primeiras semanas de 2025 mostram um aumento alarmante nos casos de dengue e chikungunya em comparação ao mesmo período de 2024. Foram notificados 878 casos de dengue, com 690 confirmações, e 1.849 casos de chikungunya, com 1.755 confirmações.

A média semanal de notificações de dengue em 2025 é de aproximadamente 146 casos, enquanto no mesmo período de 2024 era de 41 casos, representando um aumento de 258%. Em relação à chikungunya, a média semanal em 2025 é de 308 casos, contra apenas 4 casos em 2024, um aumento expressivo de 7.939%.

Apesar do crescimento expressivo, em 2025 não houve confirmação de óbitos por dengue. Entretanto, foram registrados seis óbitos por chikungunya, com outros dois em investigação.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância da participação da comunidade na prevenção e controle do mosquito, especialmente devido ao período de chuvas frequentes, que favorece a proliferação do Aedes aegypti. Medidas simples, como eliminar recipientes com água parada, podem evitar novos casos e prevenir a sobrecarga nos serviços de saúde.

Para intensificar as ações de controle, neste sábado acontecerá um mutirão de combate à dengue no bairro Pedra 90. Este é o segundo mutirão realizado neste mês, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promete manter a iniciativa em todos os próximos finais de semana. A ação contará com a participação de outras secretarias, como a Limpurb, Secretaria de Ordem Pública, Meio Ambiente e Defesa Civil.

Da assessoria

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.