Sophia @princesinhamt
Educação

Descubra as melhores estratégias para ficar sem celular na escola

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

D

esde o primeiro dia da volta às aulas, nossa galera vem tendo que se acostumar com uma regra que, de início, não agradou muita gente. Até porque, entre quem estava acostumado a ter o celular ao lado o tempo todo, se acostumar a é, no mínimo, estranho.

Contudo, a desconfiança e até o desespero do que fazer sem as redes sociais e facilidades do celular já estão sendo transformados em possibilidade de incentivar a criatividade. Já imaginou ver os alunos empenhados em trabalhos manuais, murais e jogos criativos? Parece que essa vem sendo a realidade em algumas escolas, incluindo a que Ana Carolina é coordenadora.

No Bluesky, Ana vem compartilhando um pouco de como está sendo estas primeiras duas semanas dos alunos sem celular e, enquanto alguns comportamentos são de dar risada, outros são surpreendentes pelas invenções e ideia criativas. Por exemplo, ela escreveu que no Dia 4 de aluno sem celular: perguntaram como baixa música pra colocar no mp3″ e outro dia levaram “uma câmera digital sem cartão de memória”, o que a divertiu muito. Já no dia 5, o artesanato foi testado e ela conta que trouxeram crochê pra fazer”.

A coordenadora de uma escola privada no interior de São Paulo, Ana Carolina, vem divertindo muitos usuários do Blusky com o relato do que os alunos vêm fazendo para ocupar o espaço que o celular estava tão presente. E olha, são muito criativos, viu?
A Coordenadora De Uma Escola Privada No Interior De São Paulo, Ana Carolina, Vem Divertindo Muitos Usuários Do Blusky Com O Relato Do Que Os Alunos Vêm Fazendo Para Ocupar O Espaço Que O Celular Estava Tão Presente. E Olha, São Muito Criativos, Viu? Anacarolinaqui.bsky.social‬/Bluesky/Reprodução

Outras ideias criativas para passar o tempo e se divertir no intervalo estão sendo muito compartilhadas no X (ex-Twitter). A falta do aplicativo foi tanta que levou à criação de um “mural do Twitter”, onde os estudantes podem escrever e colarem as suas próprias publicações físicas. Genial, não é?

Com essa ideia, você e sua galera ainda podem se divertir com as publicações um do outro e interagir com outras pessoas da classe que vocês ainda não tem muito contato.

Agora, se você não quiser expor seus pensamentos para geral, uma ótima solução é ter um “Twitter físico” só para você ou seus amigos mais próximos. Para isso, basta pegar um caderno e separar algumas páginas para esse propósito, e você pode escrever o que está pensando e compartilhar com a sua galera – como se fosse um grupo especial do Twitter, sabe?

Além do X, é inevitável que a nossa galera sinta falta do – afinal, ele já se tornou uma rede social muito presente. Mas para tudo há uma solução. Nesse caso, os TikToks que você mais gosta podem ser impressos e você e seus amigos podem colorir se gostariam de curtir ou de salvar a publicação. Fora que dá para vocês criarem os próprios TikToks e deixarem a imaginação totalmente livre aqui!

Agora, se você até sente falta das redes sociais, mas gostaria de estar se divertindo mais no intervalo, você pode se inspirar no que os alunos da Ana Carolina fizeram e testar o crochê, o tricô, o desenho, a pintura – será que é o momento de entrar na trend do ? –, a colagem, curtir música com seus amigos em um mp3 ou até brincar com jogos como xadrez, dama, baralho, tarô e pokémon. Ou, como alguns alunos fizeram, tarô com cartinhas de pokémon. Já tinha imaginado algo assim?

Pode até ser que esse jeito de tirar cartas de tarô não seja o mais tradicional, mas vocês certamente irão se divertir muito enquanto tentam. Fora que essas ideias que sugerimos podem ser completamente adaptadas para o seu grupo de amigos e o que querem fazer nos intervalos. O importante é só lembrar de ser criativo e não deixar a falta de celular te limitar, tá?

Fonte: capricho

Sobre o autor

Avatar de Sophia Costa

Sophia Costa

💕 Digital Influencer | Apresentadora | Modelo | Miss 🇧🇷
@princesinhamt