Sophia @princesinhamt
Notícias

Cinco estudantes da rede estadual avançam no Parlamento Juvenil do Mercosul

Cinco estudantes da rede estadual são classificados para próxima etapa do Parlamento Juvenil do Mercosul -
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Cinco estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso foram selecionados para a etapa de Campanha Eleitoral do Parlamento Juvenil do Mercosul. Cada classificado já produziu o seu projeto e vídeo de campanha com o tema desta edição 2025: “A integração regional e as mudanças climáticas”.

Foram classificados: Yasmim Gomes Evangelista (EE Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Nova Xavantina) – vídeo, Mikaelly Pereira Gomes (EE Militar Tiradentes, de Nova Xavantina) – vídeo, Giovane Prisco Rodrigues Pontes (EE Cora Coralina, de Comodoro) – vídeo, João Manoel Bolognani Silva (EE Mário Spinelli, de Sorriso) – vídeo, Wellita Caroline de Almeida Martins (EE Júlio Muller, de Barra do Bugres) – vídeo.

Para participar dessa etapa, os classificados devem encaminhar todas as documentações necessárias previstas no edital. A coordenação do Parlamento enviará um e-mail com o link do formulário a ser preenchido com o perfil do candidato. 

Os candidatos selecionados devem se organizar em suas escolas e comunidade para mobilizar votos para o seu projeto até 18 de fevereiro.

As eleições do Parlamento ocorrem de 19 a 21 de fevereiro, com o resultado preliminar publicado no dia 24 de fevereiro. Jovens de 14 a 29 anos podem votar nos candidatos, pelo link da página do Parlamento Juvenil do Mercosul.

Os três mais votados avançarão para a etapa nacional do programa. Depois, apenas um seguirá para a etapa internacional.

Parlamento Juvenil do Mercosul

O programa é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul, que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países-membros e associados um espaço de encontro e diálogo, incentivando o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

O objetivo é ajudar os estudantes a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.

Podem participar estudantes regularmente matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio em 2024, em escolas públicas municipais, estaduais ou distritais, e que tenham nascido entre setembro de 2007 e julho de 2011.

Fonte: mt.gov.br

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.