A partir de 24 de julho de 2026, todos os viajantes que pernoitarem em Edimburgo deverão pagar uma taxa adicional de 5% sobre o valor da acomodação. Hotéis, pousadas, hostels, casas de aluguel de temporada e qualquer outro tipo de acomodação paga por noite farão parte da mudança. Haverá um limite na cobrança: para cada reserva, será cobrada a taxa sobre o valor de, no máximo, cinco noites.
A cidade escocesa é a primeira do Reino Unido a implementar uma política como essa, mas segue o exemplo de outras cidades europeias. Veneza, por exemplo, cobra taxa de entrada de visitantes que não pernoitam na cidade, enquanto Amsterdã possui uma taxa de 12,5% sobre todas as hospedagens.
Todas as reservas feitas após o dia 1º de outubro de 2025, para viagens a partir de 24 de julho de 2026, já terão a cobrança da nova taxa.
Segundo o governo local, a taxa irá arrecadar recursos para manter e melhorar serviços e infraestruturas públicas, em iniciativa que deve beneficiar tanto seus turistas quanto a população local. Estima-se que, até 2029, entre £ 45 milhões e £ 50 milhões sejam arrecadados anualmente e reinvestidos na cidade.
O projeto está em discussão desde 2018 e foi aprovado em 2024, ano em que movimentos que visam a preservação ambiental e bem-estar da cidade ganharam força.
Busque hospedagem em Edimburgo
Fonte: viagemeturismo