Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Grupo Boticário planeja investir R$ 100 milhões em startups até 2025

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O Grupo Boticário anunciou que planeja investir R$ 100 milhões no ecossistema de startups nos próximos quatro anos por meio do seu fundo de Corporate Venture Capital (CVC), uma das frentes da sua estratégia de investimentos em inovação. A empresa também conta com o Programa de Aceleração de Startups, que é gratuito e não exige participação acionária. As inscrições para a quinta edição do programa estão abertas até 12 de fevereiro.
Por meio do fundo, o Grupo Boticário investirá em startups nacionais e internacionais que possam trazer inovações e antecipar tendências para os setores de beleza e varejo. O foco inicial é em beauty techs, biotechs, retail techs, fintechs e marcas em rodadas iniciais (seed e série A). Os aportes serão minoritários e variam entre US$ 1 milhão e US$ 2 milhões, com participação de até 20% e possibilidade de ajustes conforme a oportunidade.
O fundo de CVC foi criado para ampliar a atuação da companhia com soluções tecnológicas disruptivas. O primeiro investimento foi realizado na Haut.AI, startup estoniana que utiliza inteligência artificial e visão computacional para oferecer recomendações personalizadas de produtos conforme o tipo de pele dos clientes.
A tecnologia da Haut.AI pode ser integrada a diversas plataformas, como e-commerces, aplicativos e lojas. O Grupo Boticário testou a solução em seus canais de venda e firmou parceria com a startup para futuros negócios. O investimento foi realizado em conjunto com outros investidores, como a Prisma Ventures (CVC da Ulta Beauty) e o fundo Longe VC.

Grupo Boticário busca parcerias de longo prazo com startups

Desde o lançamento da primeira edição do Programa de Aceleração de Startups, em 2021, os ganhos estratégicos decorrentes da colaboração com startups contribuíram para o fortalecimento da estratégia ao longo do tempo.
No último ano, a equipe foi ampliada para reforçar o foco nas iniciativas, especialmente no CVC. Atualmente, 14 pessoas trabalham exclusivamente na condução dessas iniciativas, realizadas integralmente de forma interna.
“Nossa atenção e investimento no Grupo Boticário Ventures são resultados da cultura empreendedora da empresa, que estimula, de dentro para fora, o desenvolvimento de ações que impactem positivamente o seu ecossistema de beleza e a sociedade em geral”, comenta, em nota, Guilherme Reichmann, diretor executivo de estratégia, M&A e GB Ventures do Grupo Boticário.
O crescimento e a ampliação do escopo do Grupo Boticário Ventures nos últimos quatro anos, juntamente com a estratégia e a cultura de descentralização da inovação da empresa, renderam ao Grupo Boticário, em 2024, posições de destaque nos principais rankings de inovação do Brasil. O Grupo conquistou o 1º lugar na categoria de beleza no Valor Inovação e a 8ª posição no ranking geral, além do 1º lugar na categoria Indústria Cosmética do ranking 100 Open Startups, que reconhece as empresas que mais inovam por meio da relação com startups, evoluindo 16 posições em comparação com o ano anterior.
Além do fundo de investimentos, o Grupo Boticário Ventures também possui outras iniciativas estratégicas dedicadas à conexão da empresa com o ecossistema empreendedor e as startups: programa de aceleração, desenvolvimento de negócios e relacionamento com o ecossistema empreendedor.
Neste ano, o Programa de Aceleração de Startups chega à sua quinta edição, expandindo seu público-alvo e buscando, além de startups de beleza e varejo, também fintechs com soluções inovadoras. Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de fevereiro pelo site do programa para uma jornada de aceleração com duração de cinco meses. No processo, os 10 negócios selecionados recebem acompanhamento especializado realizado pelo time do Grupo Boticário Ventures, que vai traçar um diagnóstico específico de cada um deles, desenhando um ciclo de aceleração que respeita as prioridades e o perfil de cada empresa.
O objetivo do Grupo Boticário com o programa é desenvolver uma parceria de longo prazo com as selecionadas. Desde a 1ª edição do programa, 39 startups já foram aceleradas e muitas parcerias desenvolvidas, como com a Marvin (solução que melhora a relação de compra e venda de insumos entre fornecedores e clientes), a De Benguela (loja especializada em diferentes texturas de cabelo crespo natural), a Showkase (plataforma completa de social commerce para o varejo) e a Mimo (SaaS de Live Commerce que une o livestream com o e-commerce).
“O Programa de Aceleração tem as startups como parceiras estratégicas na construção de seu ecossistema de beleza, uma vez que podemos conhecer e testar soluções inovadoras de forma ágil, além de indicarem potenciais tendências de mercado e negócio”, reforça Reichmann.
“Já as startups têm a oportunidade de conhecer nosso mercado, nossas soluções e produtos, além de aprender sobre o mercado de beleza e varejo e a expertise de quase 50 anos de atuação do Grupo Boticário no setor, em uma troca de conhecimentos e oportunidades que promovem desenvolvimento e abrem novos horizontes, inclusive com a possibilidade de criação de novos negócios, dentro e fora da companhia”, complementa.

Lideranças do agro e food no GazzSummit Agro e Foodtechs

O GazzSummit Agro e Foodtechs vem para ocupar um lugar de destaque nas discussões sobre inovação no agronegócio e no setor de food, conectando especialistas, empresas e startups para debater tendências, tecnologias e os principais desafios desses segmentos, fortalecendo o debate em torno da cadeia produtiva que leva os produtos do campo à mesa do consumidor.
Entre os palestrantes já confirmados estão Dilvo Grolli, presidente da Coopavel; Paulo Maximo, diretor de planejamento e operações de vendas LATAM da CNH Industrial; e Mirella Lisboa, head AgroStart LATAM da BASF. O evento também contará com três grandes nomes do setor supermercadista paranaense: Carlos Beal, sócio-proprietário do Festval; Everton Muffato, diretor do Super Muffato; e Pedro Joanir Zonta, fundador da Rede Condor e presidente do Grupo Zonta.
Promovido pelo GazzConecta, o GazzSummit mantém seu pioneirismo ao abordar, conjuntamente, o agro e o setor de food service, tendo as agrotechs e foodtechs como norteadoras das discussões.
Apresentado pela Gedisa, referência em geração distribuída de energia, e com o patrocínio da Urso Consultoria Empresarial, o GazzSummit será realizado nos dias 26 e 27 de março como parte do Smart City Expo Curitiba, segundo maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do GazzSummit Agro e Foodtechs.

Fonte: gazzconecta

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo