ATENÇÃO – Este artigo contém spoilers sobre Gladiador 2
Depois de verificar o verdadeiro e o falso de em relação aos Imperadores Geta e Caracalla, interpretados respectivamente na tela por e , Jérôme France, professor emérito de história romana na Universidade Bordeaux Montaigne, voltou ao microfone do AlloCiné, parceiro francês do AdoroCinema, para discutir sobre o personagem de Macrinus interpretado por .
No filme de , o ator americano vencedor do Oscar de Melhor Ator em 2002 por interpreta um homem ambicioso, manipulador e desonesto, pronto para fazer qualquer coisa para chegar ao poder.
Em Gladiador 2, ele é encarregado de recrutar os gladiadores e apresentá-los aos Imperadores para oferecer o espetáculo mais grandioso na arena do Coliseu. Ao recrutar Lucius (), Macrinus vai dar um golpe forte…
Denzel Washington como Macrinus: uma falsa polêmica
No momento do anúncio de Denzel Washington no papel, foram feitas críticas sobre a origem de Macrinus. Jérôme France explica que, como um bom número de líderes do Império Romano, Macrinus não era de origem italiana.
“Macrinus nasceu na Mauritânia, em Cesareia, que hoje corresponde a Cherchel. A Mauritânia compreendia duas províncias que correspondem globalmente ao Marrocos e à Argélia atuais. Acredita-se que ele talvez tivesse origens mouras, ou seja, africanas, embora também existissem famílias romanas no local.
O próprio Septímio Severo era de origem africana, mas da outra parte da África, correspondendo à atual Tunísia e parte da Líbia, a região que antigamente era chamada de África propriamente dita, uma antiga província romana desde as guerras contra Cartago.
Macrinus, por outro lado, vinha da parte mais ocidental da África, integrada mais recentemente ao Império e talvez um pouco menos romanizada”.
![Da9F6598D8638B3208C3F138Ecc842Ac-1 2025 word1](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2025/02/08194103/da9f6598d8638b3208c3f138ecc842ac-1.jpg)
Paramount Pictures
Macrinus realmente matou Caracalla?
No longa-metragem, não contente em ter manipulado Caracalla para que este assassinasse seu irmão Geta, Macrinus mata o Imperador que agora reina sozinho. Na realidade, Caracalla também foi assassinado por Macrinus, mas não pelas suas próprias mãos, como no filme.
Jérôme France esclarece: “Caracalla foi assassinado durante um golpe de Estado provavelmente orquestrado por Macrinus, de fato. Ele ocupava uma função muito importante: a de prefeito do pretório.
O prefeito do pretório era ao mesmo tempo o comandante da guarda imperial, dispondo, portanto, de uma tropa de elite, e um alto responsável administrativo. Tratava-se de um personagem-chave, no qual o Imperador devia ter uma confiança absoluta.
Por que essa conspiração? Talvez porque Macrinus considerasse que Caracalla apresentava fraquezas que o impediam de governar eficazmente, ou porque não concordava com sua maneira de dirigir.
Também é possível que ambições pessoais tenham motivado seu ato. Assim, Caracalla foi assassinado, mas não diretamente por Macrinus. Dito isso, o assassinato era um modo de sucessão bastante comum no Império romano”.
![7Eb3F558Cb8E17Bbf28D2A370C52E9C6 2025 word1](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2025/02/08194108/7eb3f558cb8e17bbf28d2a370c52e9c6.jpg)
Paramount Pictures
Macrinus foi Imperador?
Se no filme, o personagem de Denzel Washington organiza seu golpe de estado para ascender ao trono, sem no entanto conseguir graças a Lucius, na realidade, Macrinus foi Imperador?
Com seu nome completo Marcus Opellius Severus Macrinus Augustus, Macrinus se proclama Imperador em Antioquia (na Turquia) em 11 de abril de 217, dois dias após o assassinato de Caracalla.
Jérôme France ressalta: “Existia um limite ao poder do prefeito do pretório: ele não era senador. Ele pertencia ao que chamamos de ordem equestre, a segunda ordem em dignidade dentro do Estado. Em princípio, o imperador deveria vir do Senado. No entanto, após o assassinato de Caracalla, Macrinus se torna o primeiro cavaleiro a ascender ao título de imperador”.
De Antioquia, Macrinus envia então uma carta ao Senado para informá-los de sua ascensão e promete respeitar a dignidade senatorial. Macrinus nunca reinará de Roma. Ele governará o Império Romano por cerca de 15 meses até seu assassinato em 8 de junho de 218.
![39Befc7B3112A77Cdeca6F8697D63C43 2025 word1](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2025/02/08194111/39befc7b3112a77cdeca6f8697d63c43.jpg)
Paramount Pictures
Quem sucede a Macrinus?
O historiador emérito acrescenta: “Macrinus reina por pouco mais de um ano antes de ser assassinado por sua vez. Nesse momento, a dinastia dos Severos volta ao poder com o imperador Heliogábalo, que pertence à família dos Severos e, consequentemente, à de Caracalla.
O que é interessante é que com a chegada de Heliogábalo ao poder, as mulheres desempenham um papel central nessa família imperial. Heliogábalo se apoia na lembrança de Caracalla junto à opinião pública, o que mostra que este último não tinha deixado uma imagem tão negativa quanto se poderia pensar”.
Heliogábalo, também chamado de Elagábalo e apelidado de Imperador dos caprichos, reina por 4 anos antes de ser massacrado pelo povo…
Portanto, ao contrário do que se delineia no final de Gladiador 2, nenhum Imperador chamado Lucius sucedeu a Macrinus ou Caracalla.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema