Alta Floresta se consolida como polo de empreendedorismo e crescimento econômico em Mato Grosso
Dinamismo e empreendedorismo fortalecem a economia local, com 93% das empresas classificadas como pequenos negócios
06/02/2025 às 13:26 Atualização
06/02/2025 às 14:43
Alta Floresta se destaca no cenário empresarial de Mato Grosso, impulsionada por um forte crescimento do empreendedorismo. A cidade se tornou um polo de pequenos negócios, transformando sua economia por meio das micro e pequenas empresas. De acordo com dados levantados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), obtidos da Receita Federal, o município possui 7.813 empresas ativas, sendo 93% delas micro e pequenas.
Esse crescimento reflete o espírito empreendedor da população, que viu nas micro e pequenas empresas não apenas uma oportunidade de sustento, mas também de inovação e geração de empregos. Os pequenos negócios se distribuem por diversos setores, com destaque para serviços (43%) e comércio (29%), que juntos representam 72% das atividades empresariais no município.
A predominância do setor de serviços acompanha uma tendência nacional, com empresas locais se especializando para atender às demandas específicas da população. Um exemplo disso é Eliab Lúcio Ferraz, empreendedor no ramo de manutenção residencial, que sempre teve o sonho de empreender. “Estava no meu sangue desde pequeno. Eu sempre tive vontade de trabalhar por ser mais dinâmico. Deu muito certo, superou as expectativas e hoje tenho reconhecimento e uma carteira de clientes que me proporciona liberdade”, pontua.
Além disso, o setor de microempreendedores individuais (MEIs) ganha força na cidade, representando 3.870 (53%) dos MEIs ativos. O município de Alta Floresta demonstra um expressivo avanço no processo de formalização, permitindo que autônomos ampliem seus negócios e contribuam para o desenvolvimento da cidade. Em comparação, as Microempresas (ME) somam 3.000 (41%) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) 434 (6%).
Essa estrutura empresarial diversificada, com forte presença do setor de serviços, é uma das responsáveis pela geração de empregos e movimentação econômica. O Sebrae tem sido parceiro estratégico na realização de ações para fomentar os empreendedores locais, como destaca Volmir J. Contreira, Gerente da Regional Norte do Sebrae/MT: “As empresas do setor de comércio e serviços desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico e social, gerando empregos e atendendo às demandas da população”.
Além de serviços e comércio, outros setores também têm se destacado, como a construção (13%), indústria (11%) e agropecuária (4%), refletindo a diversidade e o potencial de crescimento de Alta Floresta. Com um ambiente empresarial dinâmico e uma cultura empreendedora forte, a cidade se consolida como um modelo de desenvolvimento sustentável e inovação em Mato Grosso.
Fonte: Sebrae