A Ford Maverick foi uma das primeiras picapes do segmento intermediário, abaixo das médias e acima das leves. No Brasil, porém, as vendas ainda não deslancharam, mas o utilitário receberá mudanças na linha 2025, tornando-se um concorrente ainda mais forte para a Fiat Toro, Chevrolet Montana e outras.
Será que a nova Maverick 2025 tem o que é preciso para conquistar o público brasileiro?
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Tração integral no híbrido
Uma das maiores novidades (e que muita gente pediu) é a chegada da tração integral (AWD) na versão híbrida. É bem possível que a Ford resolva trazer esta versão assim que a nova Maverick for lançada no Brasil, o que é esperado para o final do primeiro semestre.
Diferente de sistemas como o da Toyota, a Ford optou por um eixo conectado diretamente à transmissão, garantindo melhor distribuição de força.
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E para quem precisa rebocar, boas notícias: a capacidade de reboque agora chega a 1.814 kg, um belo salto para quem precisa levar trailers ou equipamentos mais pesados.
Interior atualizado e mais tecnologia
Por dentro, a Maverick 2025 ganhou uma repaginada interessante. A antiga tela de 8 polegadas deu lugar a uma nova central multimídia de 13,2 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Nada de cabos espalhados pelo carro.
Além disso, agora há um sistema de câmeras 360 graus, que facilita na hora de estacionar, além de assistente de manutenção de faixa e controle de cruzeiro adaptativo.
Para quem gosta de um pouco mais de sofisticação, as versões Lariat e Tremor ganharam um sistema ainda mais avançado de assistência à condução, incluindo centralização de faixa e reconhecimento de limite de velocidade.
A versão esportiva: feita para o asfalto
Agora, se você quer algo mais agressivo e voltado para o bom desempenho nas ruas, a Maverick 2025 traz uma nova versão chamada Lobo, com dupla embreagem.
As rodas exclusivas de 19 polegadas com pneus esportivos fecham o pacote.
Os preços subiram, mas a picape continua competitiva
Com tantas novidades, os preços também sofreram um reajuste. Nos Estados Unidos, a versão de entrada, Maverick XL, começa em US$ 26.650 (R$ 140 mil), com motor híbrido de 191 cv.
Já a XLT, que pode ser híbrida ou contar com o motor turbo 2.0 de 238 cv, parte de US$ 25.050 (R$ 132 mil).
A versão Lobo, exclusiva com motor turbo, tem preço inicial de US$ 35.255 (R$ 185 mil), enquanto a Maverick Lariat começa em US$ 37.290 (R$ 196 mil).
Para quem busca mais robustez e capacidade off-road, a Maverick Tremor (com tração 4WD de série) parte de US$ 40.350 (R$ 212 mil).
Se quiser o sistema AWD no híbrido, é preciso desembolsar mais US$ 2.220 (R$ 13 mil). Mas, se optar pelo motor turbo, a tração já vem de fábrica.
Falando em motor turbo, a Ford reduziu a potência desse motor 2.0 turbo de 250 cv e 39 kgfm para 238 cv e 38 kgfm. Há quem diga que a diferença é imperceptível e que isso melhora a suavidade do conjunto mecânico.
Conclusão: a rival da Toro ficou ainda melhor
Se você já achava a Maverick uma opção interessante no segmento de picapes intermediárias, a versão 2025 tem tudo para impressionar ainda mais.
Com mais tecnologia, capacidade de reboque aprimorada e a tão esperada tração integral no híbrido, ela se posiciona como uma rival de peso para a Fiat Toro, Chevrolet Montana e outras novas picapes que estão por vir, como a Volkswagen Tarok e o modelo da Renault baseado no protótipo Niagara.
Fonte: autoo