Na tarde desta quarta-feira o teto da Igreja de São Francisco, em Salvador, desabou e matou Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, natural de Ribeirão Preto, que visitava o local. Outras cinco pessoas ficaram feridas, mas não correm risco de morte. A jovem havia passado uma temporada em Morro de São Paulo com amigos e estava em seu segundo dia na capital baiana.
Segundo o jornal A Tarde, para 2025 estavam planejadas reformas na igreja, que incluiria também o Convento de São Francisco, na ordem de R$ 1,2 milhão, já liberados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo o diretor da autarquia, Hermano Guanais, a “responsabilidade direta do templo é da igreja”.
Erguida entre os séculos 18 e 19, a igreja de São Francisco é a mais famosa do centro histórico. No interior, os entalhes e a profusão impressionante de ouro fazem dela a principal representante do barroco da Bahia. O teto que desabou, rico em formas geométricas, trazia pinturas que homenageiam Imaculada Conceição em um jogo de contraste e profundidade.
![Sfrancisco teto de igreja desaba](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2025/02/06015529/sfrancisco.jpg)
Fonte: viagemeturismo