Sophia @princesinhamt
Política

Abílio garante vetar aumento na tarifa de água e reestruturar Arsec contra cartas marcadas

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini afirmou que vetará o aumento na tarifa de água em negociação na Arsec (Agência Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá). O edital de chamamento de votação sobre a tarifa foi divulgado nessa terça-feira (04.02).

O edital não tem o percentual de reajuste sugerido, o vereador Demilson Nogueira (PP), que acompanha o processo na Câmara, diz que poderá variar entre 4% e 10% sobre a cobrança atual. A reunião da Arsec está programada para o dia 12, próxima quarta-feira.

“Chegando até a mim, nós vamos rever [caso seja aprovado], não tenho interesse nesse momento. Nunca tem voto contrário na Arsec, é um jogo de cartas marcadas”, disse Abilio.

O prefeito disse que irá reformular a estrutura a Agência para impedir que os integrantes exercem influência cruzada, como ele diz que ocorre no momento, pois, diz o prefeito, as empresas ajudariam umas às outras a aprovar reajustes.

“Vou dividir esse conselho da Arsec em três conselheiros, um conselho para [os serviços] da água que o pessoal do transporte público não participe, um conselho do transporte em que [as empresas] da água e do lixo não participam e um conselho voltado à coleta seletiva [de lixo]. A Arsec pode se preparar que seus dias estão contados”, disse.

Em fevereiro de 2024, a Arsec votou reajuste de 8,8% na cobrança pelos serviços de água e esgoto em Cuiabá. Os imóveis comuns pagam desde então R$ 4,10 pelo metro cúbico de água e os imóveis sociais, R$ 2,36.

Fonte: olivre.com.br

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.