Sophia @princesinhamt
Educação

Secretário de Educação Mauro anuncia expansão de escolas cívico-militares em Mato Grosso e projeta alcançar 100 unidades ativas.

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O governador Mauro Mendes (União) anunciou, nesta segunda-feira (3), a meta de implantar 100 unidades de escolas cívico-militares em Mato Grosso até o final de seu mandato, em 2026. A declaração foi feita durante a mensagem do Executivo à Assembleia Legislativa, na abertura dos trabalhos legislativos do ano.

Segundo o governador, o modelo vem sendo expandido no estado com o apoio da legislação aprovada pela Casa de Leis, permitindo um formato híbrido entre as escolas tradicionais da rede pública e as militares.
“Atualmente, temos 29 escolas militares em funcionamento e chegaremos a 32 em 2025. No entanto, nosso objetivo é avançar com as escolas cívico-militares. Já implantamos 31 em 2024 e queremos alcançar 100 unidades nos próximos anos. Será uma contribuição importante para, além de educar, formar cidadãos com respeito a valores fundamentais”, afirmou Mendes.
O modelo cívico-militar vem ganhando espaço em Mato Grosso, apesar das divergências no setor educacional. Enquanto defensores destacam a disciplina e a formação cidadã, críticos apontam preocupações com a padronização do ensino e a participação de militares na gestão escolar.
A proposta do governo estadual segue uma tendência nacional de expansão desse modelo, que combina a gestão compartilhada entre educadores civis e militares. A meta de 100 unidades representará uma ampliação significativa na rede de ensino público estadual até o final da atual gestão.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.