Sophia @princesinhamt
Notícias

Médico explica doença de ex-paquita e assessora de Xuxa

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Aos 45 anos, a ex-paquita e assessora de Xuxa Meneghel, Tatiana Maranhão, anunciou o diagnóstico de Lipedema, em suas redes sociais.

 

“Não se trata de desleixo ou de falta de força de vontade, o que eu tenho é uma doença que acomete uma a cada dez mulheres e se chama Lipedema”, disse.

 

O quadro chamou atenção de alguns famosos e levantou a bandeira sobre a importância de realizar exames periódicos, já que a doença acomete quase que exclusivamente mulheres.

 

Entre no grupo do MidiaNews no Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

“O Lipedema é uma doença vascular crônica de origem hormonal, que também pode ter origem genética, que se caracteriza pelo acúmulo de gordura em regiões específicas do corpo, como pernas, braços, coxas e joelhos. Acomete 11% da população, é muito mais reincidente nas mulheres que nos homens”, explica o médico integrativo Enrique Lora.

 

O quadro se caracteriza pela presença de gordura localizada e flacidez, mas não pode ser confundido com obesidade padrão ou sobrepeso. “Precisamos entender que se trata de um tipo de inflamação que faz, inclusive, com que as áreas afetadas fiquem sensíveis ao toque”, detalha o especialista.

 

Apesar de ser colocada como uma doença de causa hormonal pela maioria, é preciso salientar que o Lipedema pode ter também origem genética, mesmo que os pais ou avós não tenham manifestado o problema.

 

“Não existe um gene específico que determine a presença do Lipedema; são vários genes que acabam determinando essa alteração. O diagnóstico é clínico, não se avalia somente por conta de resultados de exames e não existe um tratamento específico, mas, sim, uma série de condutas para amenizar o desconforto. A gordura chega a ser dolorosa nos membros superiores e inferiores e é preciso atenção e cuidados multidisciplinares com o objetivo de melhora de qualidade de vida a esses pacientes”, conclui.

 

Fonte: https://istoe.com.br/gordura-dolorosa-medico-explica-doenca-de-ex-paquita-e-assessora-de-xuxa/

Fonte: midianews.com.br

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.