Sophia @princesinhamt
Política

Abilio denuncia boicote na Educação e busca criar vaga de adjunto para modernizar gestão escolar

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou que os trabalhos na Secretaria Municipal de Educação estão sendo prejudicados por ‘pessoal’ que era ligado à antiga gestão e estaria provocando uma espécie de ‘boicote’ aos procedimentos padrão na Pasta, em especial, em período de volta às aulas. Somado a isso, o chefe do Executivo municipal disse avaliar a criação de um novo cargo de secretário-adjunto na Educação, que atuará para ‘desburocratizar’ a pasta e varrer a gestão ‘arcaica’. 

Em coletiva de imprensa, na tarde desta sexta-feira (31), o gestor anunciou que ainda não há data prevista para o início das aulas na rede pública municipal de ensino, em virtude de problemas estruturais nas unidades. Ele também acrescentou que setor tem sido impactado por servidores que impedem a fluidez dos trabalhos, diretamente de dentro da Secretaria de Educação, por vínculo ao antigo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). 

“A Secretaria de Educação tem se empenhado muito, mas a gente sente que, às vezes, há um certo impedimento, não quero falar boicote, mas a sensação é de que há algumas pessoas travando o processo dentro da secretaria. Talvez pessoas que eram muito ligadas ao antigo gestor e elas têm travado procedimentos e impedido o avanço”, começou o mandatário.

Abilio ainda completou: “a secretaria que a gente mais tem tido dificuldade de avanço nos procedimentos é a de Educação e isso se dá devido à forma com a qual ela era gerida no passado”. Ele reforçou que são adotados procedimentos ‘arcaicos’ tanto para a contratação de servidores como em relação a banco de dados, que, segundo Brunini, ainda são feitos à mão, no ‘papel e caneta’, o que torna ainda mais moroso qualquer levantamento na Pasta.

Diante disso, o prefeito ainda reforçou que, em meio à reforma administrativa que prevê para a secretaria em questão, caberá a criação de novo cargo de secretário-adjunto, nomeado, que será responsável por desburocratizar os procedimentos atuais. 

“As mudanças vão acontecendo, só que em 30 dias nós tivemos muitas dificuldades na Secretaria de Educação, com mudanças de comportamento, mudanças de gestão. Nós vamos, inclusive nesta reforma administrativa, ampliar mais uma adjunta dentro da secretaria de Educação, adjunto de gestão, específico para desburocratizar, fazer as coisas funcionarem”, declarou o liberal. 

O prefeito não determinou data para o feito, mas destacou a necessidade de que novas tecnologias sejam agregadas à gestão.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.