continua a causar polêmica em torno de sua trama e sua produção, algo que tem gerado uma onda de indignação entre o público mexicano devido a sua representação cultural e religiosa. No longa, Manitas del Monte – que na ficção é responsável pelo violento tráfico de drogas do México – decide deixar para trás essa vida de crime e fazer a transição de gênero para se tornar mulher.
Tal decisão faz com que se distancie de sua família e tenha que fingir sua morte para voltar ao mundo com uma nova identidade, e como esse plano está escondido de sua esposa, Jessica del Monte (), ela acredita que seu marido morreu.
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Algum tempo depois, Jéssica conhece outro homem também envolvido com o crime organizado, enquanto Manitas, agora como Emilia Pérez (), percebe os danos que causou quando era traficante de drogas e, para amenizar a situação, decide usar seu dinheiro para abrir sepulturas clandestinas e devolver às pessoas desaparecidas às suas famílias.
Embora o filme não especifique em que região do México isso ocorre, a cena de uma procissão relembra as tradições relacionadas aos santos padroeiros religiosos de diversas comunidades, como a Virgem de Juquila ou La Soledad em Oaxaca. Por isso, a cerimônia de Emilia Pérez é polêmica por ser colocada no mesmo nível de uma virgem ou de uma santa, apesar de sua personagem ter sido anteriormente traficante de drogas antes da transição de gênero.
Muitos consideram esta representação uma falta de respeito pelas tradições e crenças populares do México, pois associar essas procissões religiosas, carregadas de significado espiritual, a uma personagem que simboliza o tráfico de drogas redimido tem gerado sentimentos de desconforto e ofensa entre os telespectadores. Além disso, o tratamento quase messiânico dado a Emilia Pérez polariza opiniões sobre a forma como o filme aborda questões de redenção, justiça e memória histórica.
Nas redes sociais, continua o debate sobre se esta cena é um desafio artístico que busca incomodar ou uma representação superficial da cultura mexicana, mas o que fica claro é que Emilia Pérez não passou despercebida e seu desfecho continua a dar muito para falar. No geral, os telespectadores mexicanos também apontam inúmeras problemáticas quanto à estranha forma de representar o país, estereótipos e declarações quanto à produção do projeto.
Emilia Pérez chega aos cinemas brasileiros em 6 de fevereiro.
*Conteúdo Global AdoroCinema
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Fonte: adorocinema