Municípios, regiões turísticas, pousadas, bares e restaurantes de MT mais bem avaliados por visitantes nos anos de 2023 e 2024 receberam um certificado através do Programa de Evolução Digital (PED), desenvolvido pelo Observatório de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Chapada dos Guimarães, Campo Novo do Parecis, Nova Xavantina, Malai Manso Resort, Pousada Penhasco, Cachoeira da Fumaça e até mesmo o estabelecimento Detroit Steakhouse estão entre os vencedores.
1º lugar: Metropolitana (Cuiabá e Várzea Grande)
2º lugar: Circuito das Águas (Nobres, Chapada dos Guimarães e São José do Rio Claro)
3º lugar: Portal do Agronegócio (Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Santa Carmem, Porto dos Gaúchos e Juara)
1º lugar: Chapada dos Guimarães
2º lugar: Cuiabá
3º lugar: Várzea Grande
1º lugar: Nova Xavantina
2º lugar: Alta Floresta
3º lugar: Campo Novo do Parecis
1º lugar: Santo Antônio do Leverger
1º lugar: Itiquira
1º lugar: Pousada Itacy Pantanal (Santo Antônio do Leverger)
2º lugar: Rancho Serra do Cachimbo (Guarantã do Norte)
3º lugar: Hotel Baiazinha (Cáceres)
1º lugar: Hotel Pantanal Mato Grosso (Poconé)
2º lugar: Pousada Piuval (Poconé)
3º lugar: Aymara Lodge (Poconé)
1º lugar: Malai Manso Resort (Chapada dos Guimarães)
2º lugar: Ibis Cuiabá Shopping (Cuiabá)
3º lugar: Hotel Deville Prime (Cuiabá)
1º lugar: Pousada Penhasco (Chapada dos Guimarães).
2º lugar: Delcas Fast Hotel (Tangará da Serra)
3º lugar: Vie Hotel (Sinop)
1º lugar: Hotel Cassini (Cláudia)
2º lugar: Pousada Casa Grande (Barra do Garças)
3º lugar: Pousada Quinta dos Quintais (Chapada dos Guimarães)
1º lugar: Detroit Steakhouse (Cuiabá)
2º lugar: Restaurante e Peixaria Mirante das Águas (Várzea Grande)
3º lugar: Degustare Restaurante (Sorriso)
1º lugar: Balneário Rio Verde (Campo Novo do Parecis)
2º lugar: Cachoeira da Saudade (Nova Xavantina)
3º lugar: Cachoeira da Fumaça (Jaciara)
O objetivo do PED é aprimorar a presença digital dos empreendimentos do setor turístico e elevar a qualidade dos serviços ofertados aos visitantes. Durante a execução do programa, a Sedec utilizou a plataforma TrustYou, que forneceu indicadores baseados nas avaliações de turistas em plataformas como Google, TripAdvisor, Expedia, Hoteis.com e Booking.
No período de vigência do PED, foram gerados mais de 9,7 mil relatórios, que monitoraram a presença digital de 1.480 estabelecimentos com base nas avaliações dos visitantes.
Além disso, o programa capacitou mais de 500 pessoas, incluindo empresários, gestores e técnicos das secretarias municipais de turismo, em treinamentos presenciais voltados ao aprimoramento, visibilidade e interação digital dos destinos e empreendimentos turísticos.
O PED também alcançou reconhecimento nacional, conquistando premiações do Ministério do Turismo, da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR) e do Grupo Almawave.
Fonte: leiagora