ATENÇÃO! ESTA MATÉRIA CONTÉM SPOILERS DE SANDMAN!
Uma das séries mais aguardadas de 2022, Sandman finalmente fez sua estreia, chegando na semana passada ao catálogo da Netflix. Criado por Neil Gaiman, com ajuda do roteirista Allan Heinberg, o show adapta um dos quadrinhos de maior sucesso da DC Comics/Vertigo, entregando uma trama que conta a história Morpheus (Tom Sturridge), a entidade responsável por controlar o mundo dos sonhos.
Levando em consideração que nem todos os espectadores leram as HQs, um momento importante ocorrido no quarto episódio da primeira temporada pode ter sido incompreendido. O take em questão se passa no Inferno, enquanto Sonho está à procura de seu elmo, seguindo um dos demônios que o está levando até Lúcifer (Gwendoline Christie). Durante o caminho, Morpheus se depara com uma prisioneira chamada Nada, mudando de aparência enquanto conversa com a mulher – e sendo chamado pela mesma de Kai’ckul.
A metamorfose do personagem acontece porque cada cultura tem uma percepção própria a respeito dos sonhos, seja essa seguindo padrões científicos, místicos ou religiosos. Como podemos perceber, na série, Sonho tem muitos títulos (Morpheus, Oneiros, Sandman…), acabando pela alcunha Kai’ckul seguir pelo mesmo raciocínio.
Na cultura da prisioneira, Morpheus se chamava Kai’ckul, cultivando um aspecto físico mais próximo de seu povo. Se para alguns o Sonho é personificado como um homem magro, de pele bem clara e longas vestimentas escuras; para outros, a entidade é negra, portadora de dreads e vestimentas bem diferentes da citada – além de ser idolatrado como uma espécie de deus.
Sandman: Compare os personagens da série da Netflix com os do quadrinho da DC Comics
Nos quadrinhos, Nada era a rainha da cidade onde a civilização teve seu início. Embora fosse proibido para seres de sua espécie, Sonho acaba se apaixonando pela mulher, iniciando um relacionamento amoroso com ela. A história conta que quando o sol presenciou a ligação que ambos tinham, derreteu a cidade de Nada com uma grande bola de fogo. Ao fim, percebendo o que o relacionamento deles havia causado, ela comete suicídio.
Enfurecido por Nada o ter abandonado ao se matar, Morpheus a condena ao inferno, sem mostrar remorso pelo ato. Vale ressaltar que o arco dos dois tem um final feliz, com a Morte convencendo seu irmão mais novo, séculos depois, a perdoar a moça, acabando por ela reencarnar como uma nova pessoa.
Sandman: John Constantine e outros personagens da DC que ficaram de fora da série na Netflix