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Carros & Motos

”Carros elétricos são seguros contra incêndios em altas temperaturas? Especialista responde”

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No Brasil, o verão traz consigo dias quentes, e não são apenas as pessoas que sofrem com o calor: os veículos, inclusive os carros elétricos, também sentem os efeitos das altas temperaturas.

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Com o aumento da popularidade dos elétricos, é comum surgir a dúvida: o calor extremo pode impactar o desempenho ou a segurança desses veículos?

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Para esclarecer, conversamos com Rodrigo de Almeida, vice-presidente da ABRAVEI (Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos). Ele destacou que algumas boas práticas são essenciais para preservar o desempenho e a vida útil das baterias em dias mais quentes.

“A boa prática recomenda que se evite carregar o veículo em dias de extremo calor sob o sol como regra. Esse tipo de situação deve ser a exceção nas recargas realizadas.”, explica Rodrigo.

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Ele também ressalta que as tecnologias de baterias estão cada vez mais avançadas. Algumas, como as LFP (ferro-lítio-fosfato), conseguem operar em temperaturas ainda mais altas sem comprometer a eficiência. 

No entanto, mesmo com essas inovações, cuidados simples podem fazer toda a diferença na preservação do sistema.

A boa notícia é que, as baterias de alta tensão possuem uma faixa de temperatura de trabalho que chega a até 55ºC, e a maioria dos modelos conta com sistemas de arrefecimento eficientes.  Portanto, carregar ou conduzir um veículo elétrico em um dia de calor extremo não traz risco nenhum, o que inclui o perígo do carro pegar fogo.

Mas, o especialista ressalta um ponto importante: “Em dias mais quentes, o consumo de energia do carro tende a aumentar, já que o sistema de controle de temperatura da bateria será acionado com mais frequência para manter o sistema na faixa ideal. Isso pode impactar um pouco a autonomia, mas não compromete a segurança ou o funcionamento do veículo.”

Cuide dos pneus: eles sofrem no calor

Os pneus que equipam os carros elétricos são desenvolvidos para esse tipo de veículo. Eles sofrerão maior desgaste no calor extremo da mesma maneira que os pneus de veículos à combustão. 

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Pneus de carros elétricos podem sobrer maior desgastes pedendendo de como o motorista dirige
Imagem: Divulgação

Em qualquer situação, seja veículo elétrico ou à combustão, algumas atitudes que ajudam a economizar o pneu no dia-a-dia são evitar acelerações e frenagens bruscas (cantar pneus / derrapar).

Proteja o interior do carro

Se for dirigir em dias de calor e sol forte existem riscos à sua saúde e aos componentes do interior do veículo
Se for dirigir em dias de calor e sol forte existem riscos à sua saúde e aos componentes do interior do veículo
Imagem: Divulgação

Os cuidados com os plásticos, painel e demais itens do interior do veículo também são importantes. Se o veículo ficar sob o sol, é importante utilizar um para-sol.

Segundo Rodrigo, um ponto positivo de muitos modelos de carros elétricos, especialmente em dias de calor intenso, é a possibilidade de ligar o ar-condicionado remotamente. Seja por meio do aplicativo da montadora ou da chave do veículo.

Embora alguns carros a combustão também ofereçam essa funcionalidade, há uma diferença fundamental: para que o ar-condicionado funcione nesses veículos, o motor precisa ser ligado.

No caso dos elétricos, isso não é necessário, pois o sistema de climatização funciona de forma independente, sem precisar acionar o motor. E mesmo que o motor do carro elétrico fosse ligado, ele não emitiria ruído ou vibração, ao contrário do motor a combustão.

Segurança de elétricos em incêndios e superaquecimento

Em algumas rodovias no Brasil já existem equipes preparadas para lidar superaquecimento de carros elétricos
Em algumas rodovias no Brasil já existem equipes preparadas para lidar superaquecimento de carros elétricos
Imagem: Divulgação

Concessionárias paulistas do Grupo CCR estão adotando novas tecnologias para atender veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in em casos de incêndio ou superaquecimento de baterias. Entre os recursos utilizados estão câmeras térmicas, luvas de desenergização, tapetes de isolamento e equipamentos de proteção respiratória.

Dois sistemas inovadores estão em teste: o E-Vehicle Isolation System, que submerge o veículo em uma bolsa especial com água para resfriamento, e o Best, que perfura a bateria com uma ponta de aço e injeta água diretamente nas células para resfriamento rápido e seguro.

Fonte: autoo

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