Embora as pessoas em Hollywood acham ser capazes de prever com absoluta precisão qual projeto será bem recebido e qual não será, ninguém tem uma bola de cristal. O que será bem-sucedido e o que fracassará só ficará claro quando chegar a hora. Isso é provado pelo fato de que quase ninguém tinha fé na trilogia de .
Assim como certos fiascos podem se tornar sucessos populares, há casos em que o oposto é verdadeiro: os envolvidos estavam convencidos de que seu filme seria recebido com aplausos, e então tiveram que vê-lo fracassar.
Isso também aconteceu com a Marvel Studios: no início da Fase 5 do Universo Cinematográfico Marvel, a aventura de ação e ficção científica, não deu continuidade aos sucessos anteriores, e o estúdio teria se surpreendido.
Marvel acidentalmente revela o primeiro encontro de uma das equipes mais aguardadas do MCU
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania – Pequeno herói, grande momento?
Para relembrar, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania é o terceiro filme solo do Homem-Formiga no MCU e estreou em fevereiro de 2023 com muita festa. Como o presidente da Marvel Studios, , revelou anteriormente, Quantumania marca o início de um novo capítulo na saga.
Dirigido por , que também comandou as duas parcelas anteriores, e baseado em um roteiro do ex-escritor de , Jeff Loveness, o espetáculo muda o tom anteriormente leve dos filmes que cercam o herói para um mais sombrio. Por exemplo, Kang, interpretado por , deveria ser confirmado como uma nova e duradoura ameaça no MCU (uma história que a Marvel abandonou desde então).
No entanto, esta grande e dramática obra do super-herói Scott Lang (), que lida com a tecnologia de encolhimento e crescimento, foi recebida com pouco entusiasmo pela imprensa cinematográfica: no Rotten Tomatoes apenas 46% das críticas são positivas, enquanto seu concorrente Metacritic avaliou em 48/100.
, Quantumania mereceu 3,5 de 5 estrelas: “De um modo geral, Quantumania funciona como um filme que entretém. Paul Rudd e Jonathan Majors se enfrentando nas telas é algo bacana de assistir, mas o peso do Universo Cinematográfico Marvel exige uma conclusão muito mais satisfatória.”
Com uma bilheteria mundial de 476 milhões de dólares, Quantumania não gerou lucro para o estúdio e ficou abaixo dos resultados totais de seus antecessores, (519,3 milhões) e (622,6 milhões).
Um fracasso que não era esperado
Os responsáveis por Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania estavam firmemente convencidos de que o filme seria um triunfo. Isso se tornou público no decorrer do livro jornalístico sobre cinema “MCU: The Reign Of Marvel Studios”, de Joanna Robinson, Dave Gonzales e Gavin Edwards.
Para chamar a atenção para o livro, que recebeu críticas muito positivas, Robinson foi convidado do podcast The Watch. Lá ela também comentou sobre coisas que aconteceram desde que a obra foi publicada. Joanna relatou que, de acordo com suas fontes, o fracasso de Quantumania abalou completamente os tomadores de decisão da Marvel Studios:
“Eles achavam que tinham algo bom em mãos. Eles tinham certeza: ‘Todos vão amá-lo!’ E então eles o lançaram – e as pessoas não gostaram!” Robinson continuou dizendo que o fracasso do filme fez com que a Marvel Studios começasse a desconfiar da bússola interna que eles haviam seguido anteriormente para pesar o que o público realmente quer ver.
O enorme sucesso de 2024 de provavelmente deu uma nova confiança aos chefes da Marvel. As perspectivas para o futuro cinematográfico de , por outro lado, são atualmente uma bênção mista.
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania está disponível no Disney+, dentre outros .
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema