Sophia @princesinhamt
Mundo

Donald Trump rotula Houthi do Iêmen como ‘organização terrorista estrangeira’: entenda a polêmica.

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente dos , Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 22, que o Houthi, do Iêmen, apoiado pelo Irã, será novamente classificado como uma “organização terrorista estrangeira”. A medida reverte a decisão do ex-presidente Joe Biden, que havia retirado o grupo da lista em 2021.

Desde 7 de outubro de 2023, o Houthi lançou mais de cem ataques contra navios comerciais e militares no Mar Vermelho. O decreto de Trump também condena o apoio do Irã aos rebeldes iemenitas, ao enfatizar o papel de Teerã em alimentar o conflito na região.

“Agora é política dos Estados Unidos cooperar com os seus parceiros regionais para eliminar as capacidades e operações do Houthi, privá-lo de recursos e, assim, acabar com os seus ataques ao pessoal e aos civis dos Estados Unidos, aos parceiros dos Estados Unidos e ao transporte marítimo no Mar Vermelho”, afirmou o republicano.

O novo secretário de Estado dos Estados Unidos, , terá 30 dias para formalizar o pedido de redesignação.

Trump manda Usaid encerrar relações com ONGs ligadas ao Houthi

O Departamento de Estado, em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), analisará as organizações não governamentais (ONGs) que atuam no Iêmen.

Trump determinou que a Usaid deve encerrar o relacionamento com quaisquer entidades que tenham feito pagamentos ou estejam ligadas aos Houthis. Além disso, a Usaid vai cortar a ajuda às ONGs que se opuseram aos esforços internacionais para combater os Houthis.

Em 2021, Biden retirou o grupo da lista dos terroristas, ao argumentar que a designação poderia comprometer os esforços de ajuda humanitária no Iêmen.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.