Sophia @princesinhamt
Notícias

Livramento decreta emergência devido às chuvas intensas em 24 cidades da região

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O município de Nossa Senhora do Livramento (45 km de Cuiabá) decretou situação de emergência nesta quinta-feira (23) em razão das fortes chuvas que vêm atingindo a região nos últimos 30 dias. Com a adesão, o número de municípios em situação de emergência ou calamidade pública em Mato Grosso sobe para 24.

O decreto assinado pelo prefeito Dr. Thiago (União) cita que o volume excepcional de chuvas danificou pontes, bueiros e estradas, comprometendo a mobilidade em diversas comunidades rurais, como São Manoel do Pari, Águaçu Monjolo, Jacaré de Cima, Rio dos Peixes, entre outras. O texto também aponta que os rios e córregos da região elevaram seus níveis drasticamente, resultando em isolamento de comunidades e ameaças à segurança de moradores.
O decreto autoriza a mobilização de órgãos municipais e voluntários sob a coordenação da Defesa Civil local para responder à situação. Também foi autorizada a realização de campanhas para arrecadação de recursos e a utilização de propriedades particulares em caso de iminente perigo público, assegurando indenização posterior aos proprietários caso haja danos.
Entre as ações previstas estão a reconstrução de estruturas danificadas, o reforço no suporte às comunidades isoladas e, se necessário, a evacuação de áreas de risco. O documento estabelece ainda que o decreto terá validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90.
Desde o início do ano, o Estado tem enfrentado uma temporada de chuvas intensas, com um acumulado de 205,8 milímetros nos primeiros 20 dias de janeiro, equivalente a 95% do total registrado em janeiro de 2024, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Em outros 23 municípios, as fortes chuvas já causaram alagamentos, destruição de pontes e rodovias, e deixaram comunidades rurais, indígenas e agrícolas isoladas. Em algumas áreas, famílias estão desabrigadas e enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos.
Os municípios em estado de emergência incluem cidades importantes como Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Paranatinga, Confresa e Nova Nazaré. A situação mais crítica está em Rio Branco, Salto do Céu, Alto Paraguai, Paranatinga e Confresa, que solicitaram homologação estadual para o reconhecimento do estado de emergência.
O governo estadual continua monitorando a situação em outras cidades, incluindo Nobres, Rondonópolis e Campo Novo do Parecis, onde o impacto das chuvas também tem gerado preocupações.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.