Em entrevista à Rádio Bandeirantes no dia 17 de janeiro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirma que o monotrilho até o Aeroporto de Guarulhos deve ser entregue em março.
Chamado de People Mover, o monotrilho começou a ser construído em 2022 e estava prometida para o primeiro semestre de 2024. A linha ligará a estação da CPTM Aeroporto-Guarulhos até o Terminal 3 do aeroporto. A previsão é que, futuramente, existam paradas também nos outros dois terminais. O trajeto completo deve levar seis minutos.
São 2.700 metros de trilhos a 11 metros de altura e dois vagões em cada trem, que tem capacidade para até 200 pessoas. Os trens sairão a cada seis minutos.
Atualmente, quem desembarca na Estação Aeroporto-Guarulhos, da linha 13-Jade da CPTM, precisa pegar um ônibus circular gratuito, que sai de 15 em 15 minutos, para chegar ao aeroporto em si.
O governador acrescentou, ainda, que o projeto é que no futuro o sistema de transporte interligue os três grandes aeroportos do estado de São Paulo: Guarulhos, Congonhas e Viracopos.
Quem já imaginou os 3 principais aeroportos do estado conectados por trilhos? Em breve, isso será uma realidade em São Paulo. Com os avanços da Linha 17-Ouro, que será entregue em 2026, e a construção do Trem Intercidades Campinas São Paulo, quem mora e vive em São Paulo poderá… pic.twitter.com/ayHuYBQdFl
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) January 17, 2025
Fonte: viagemeturismo