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10 carros reprovados no teste do Latin NCAP: zero estrelas para esses modelos

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O Latin NCAP realiza os famosos “crash-tests” para avaliar o desempenho de segurança dos carros.

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Esses testes envolvem batidas controladas com carros reais contra barreiras de diferentes tipos. Parece cena de filme de ação, mas é coisa séria!

Em 2020, as regras ficaram ainda mais exigentes. A nota máxima que um carro pode alcançar é de cinco estrelas, significando que ele oferece excelente proteção para motorista e passageiros.

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Mas, como em toda prova, tem quem brilhe e quem fique devendo. E aí entram os carros que levam… zero estrela.

1- Chevrolet Groove 2024

O SUV compacto Chevrolet Groove, vendido em países como México, Chile, Peru e Uruguai, recebeu 0 estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP em setembro de 2024.

Proteção para adultos (39%): Proteção boa para cabeça e pescoço, mas marginal para o tórax do motorista e instável na área dos pés. A estrutura do habitáculo não suporta cargas maiores.

Chevrolet Groove 2024
Chevrolet Groove 2024 não é vendido no Brasil, mas acabou não se saindo bem nos testes
Imagem: Divulgação

Proteção para crianças (69%): Ótima proteção com cadeirinhas Isofix (padrão internacional de fixação de cadeirinhas infantis para automóveis), mas sem botão para desligar o airbag do passageiro dianteiro.

Proteção para pedestres (36%): Marginal ou fraca em várias áreas, sem tecnologias como frenagem automática de emergência (AEB).

Assistência à segurança (58%): Oferece controle de estabilidade (ESC) e avisos de cinto de segurança, mas faltam recursos avançados como detecção de ponto cego e limitador de velocidade.

2- Citroën C3 Aircross

SUV de proposta familiar produzido em Porto Real (RJ), realmente decepcionou no mais recente teste de segurança realizado pelo Latin NCAP em novembro de 2024. E não é para menos: o carro conquistou zero estrelas na avaliação, e os números falam por si.

  • Proteção para adultos: 33%
  • Proteção para crianças: 11%
  • Proteção para pedestres: 50%
  • Assistência à segurança: 35%
    Citroën C3 Aircross passa por teste de colisão do Latin NCAP
    Citroën C3 Aircross passa por teste de colisão do Latin NCAP
    Imagem: Divulgação

Em termos de proteção para as crianças, a situação é ainda mais preocupante. Mesmo com os dummies (bonecos de teste) bem instalados usando ancoragens Isofix e pés de apoio, os resultados mostram uma desaceleração maior do tórax para um dummy de um ano e meio e apenas uma proteção marginal para os mais velhos.

3- Fiat Argo

Mais um zero estrelas. O Fiat Argo também teve desempenho abaixo do esperado nos testes do Latin NCAP. A proteção para adultos foi limitada, com falhas na estrutura e proteção fraca no impacto lateral para a cabeça e tórax. 

Para crianças, apresentou boa proteção com Isofix, mas pecou na sinalização e instruções. 

  • Proteção para adultos: 24%
  • Proteção para crianças: 10%
  • Proteção para pedestres: 37%
  • Assistência à segurança: 7%
    Fiat Argo teve desempenho abaixo do esperado nos testes
    Fiat Argo teve desempenho abaixo do esperado nos testes
    Imagem: Divulgação

4- Ford Ka

O Ford Ka também teve um desempenho negativo no teste de segurança do Latin NCAP, recebendo zero estrelas.

  • Proteção para adultos: 34%
  • Proteção para crianças: 9%
  • Proteção para crianças: 9%
  • Assistência à segurança: 7%

No impacto frontal, a proteção para a cabeça do motorista foi adequada e a do passageiro foi boa. A proteção do pescoço foi boa para ambos. No entanto, a proteção do peito foi apenas adequada para o motorista e boa para o passageiro. Os joelhos receberam proteção marginal devido a estruturas perigosas atrás do painel.

5- Hyundai Tucson

O carro da marca sul-coreana foi avaliado pelo Latin NCAP e recebeu zero estrelas nos testes de segurança.

A proteção para adultos foi avaliada 50%, indicando que o carro oferece uma proteção razoável para os ocupantes adultos, mas ainda há margem para melhorias significativas. No que diz respeito à proteção para crianças, o desempenho foi decepcionante, com uma pontuação de apenas 5%.

Hyundai Tucson
Hyundai Tucson precisa melhorar nos testes de colisão, conforme os resultados obtidos
Imagem: Divulgação

A proteção para pedestres foi avaliada em 48% e por fim, a Assistência à segurança: 7% recebeu uma pontuação de apenas 7%.

6- Renault Sandero

O Renault Sandero foi testado no mês passado e obteve os seguintes resultados:

A proteção para adultos foi de 33%, com boa proteção para cabeça e pescoço no impacto frontal, mas proteção marginal para o tórax e joelhos devido a estruturas perigosas no painel. No impacto lateral, a cabeça teve boa proteção, mas o tórax foi mal avaliado. A estrutura do habitáculo foi considerada instável.

Para crianças, o desempenho foi melhor, com 61% de proteção, mas alta tensão no pescoço do dummy de 3 anos. A proteção para pedestres foi de 46%, com zonas fracas no para-brisa e no pilar e 0% sistema de assistência à segurança.

7- Suzuki Baleno

Pontos positivos? Temos alguns! Nos testes de impacto frontal, a proteção para cabeça e pescoço do motorista e passageiro foi boa. A estrutura do habitáculo mostrou-se estável, suportando cargas maiores.

Onde pegou? Em um impacto lateral, a cabeça e a pelve foram bem protegidas, mas o tórax sofreu, oferecendo proteção fraca.

JAC E-JS1 ficou devendo segurança
Suzuki Baleno ficou devendo segurança em caso de colisão, como mostram os testes
Imagem: Divulgação

Sendo assim, o resultado foi 20% para proteção de adultos, 17% para proteção de crianças, 64% para proteção de pedestres e 7% para assistência à segurança.

8- Kia Sportage

O Kia Sportage, um carro da fabricante sul-coreana, também levou zero estrelas no teste de segurança. A proteção para adultos foi de 48%, enquanto a proteção para crianças foi de 15%

Em relação à proteção para pedestres, o resultado foi de 58%, e a assistência à segurança foi avaliada em 7%

9- JAC E-JS1

JAC E-JS1 passa por teste de colisão do Latin NCAP e não se sai bem
JAC E-JS1 passa por teste de colisão do Latin NCAP e não se sai bem, de acordo com o Latin NCAP
Imagem: Divulgação

O JAC E-JS1 ficou devendo segurança, ele foi outro modelo que levou zero estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP. O desempenho foi preocupante, especialmente na proteção para adultos (0%) e crianças (6%).

Proteção para pedestres ficou em 20% e o JAC E-JS1 também deixa a desejar em tecnologias de assistência à segurança (7%).

10- Great Wall Motors Wingle

O único carro dessa lista que levou 0% em dois quesitos de segurança, sendo 0% em proteção para crianças e 0% em assistência à segurança. A proteção para adultos também foi bastante baixa, ficando em apenas 9%, o que pode ser explicado pela proteção pobre oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista, resultando em 0 pontos no impacto frontal. 

A porcentagem de proteção para pedestres foi um pouco mais alta, mas ainda assim baixa, atingindo apenas 19%. Nem precisamos dizer que ele levou zero estrelas no teste, não é mesmo?

 

Fonte: autoo

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