Sophia @princesinhamt
Notícias

Temporais persistem em MT: 20 municípios decretam emergência por excesso de chuvas

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Christinny dos Santos

Única News

Em formação em alto mar, entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul, um ciclone extratropical impacta diretamente no clima do Brasil. O fenômeno, que tem se tornado mais comum a cada ano nesta região da América do Sul, aumenta risco de temporais e ventania no país, afetando também o estado de Mato Grosso.

Devido ao grande volume de chuva, vinte municípios de MT já decretaram situação de emergência por causa de inundações, enxurradas e alagamentos (confira a lista a abaixo).

O ciclone ajuda na formação de nuvens carregadas, já comum durante a verão brasileiro, que é quente e úmido. O fenômeno gera um risco de temporais na divisa de Goiás com Mato Grosso, atingindo municípios como Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Comodoro, Poconé e Pontes e Lacerda, segundo o Clima Tempo. Nesta região há ainda a possibilidade de queda de granizo nos próximos dias.

No extremo oeste do Estado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê volume de chuva pode chegar a 100 mm/dia, com ventos de até 100 km/h. O instituto emitiu também alerta de perigo potencial de tempestade para o leste de Mato Grosso. Segundo o aviso, embora a chuva seja menos intensa do que na região oeste, há probabilidade de queda de granizo.

Em Cuiabá, está em vigor o alerta do Inmet para chuvas intensas com volume de 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. No entanto, os efeitos do ciclone no Paraná e Santa Catarina podem migrar e uma tempestade pode atingir a capital a qualquer momento, especialmente nesta semana, devido à intensidade nos efeitos do fenômeno.

Situação de emergência

O efeito do ciclone, somado à atuação do Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que traz chuvas intensas a todo país, tem causado uma onda de inundação e alagamentos em diversos municípios de MT.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente nos primeiros 15 dias de janeiro, a média de chuvas registradas no Estado foi de 171,4 milímetros. Isso equivale a 80% da média de chuvas de todo o mês de janeiro do ano passado, que foi de 215 mm.

O governo precisou instituir uma sala de situação para monitoramento e atendimento aos municípios afetados pelas chuvas, especialmente aqueles que já declararam situação de emergência. São eles:

01. Rondolândia
02. Luciara
03. Confresa
04. Cocalinho
05. Serra Nova Dourada
06. Novo Santo Antônio
07. Paranatinga
08. Novo São Joaquim
09. Água Boa
10. Chapada dos Guimarães
11. Arenápolis
12. Rio Branco
13. Ribeirãozinho
14. Nova Nazaré
15. Alto Paraguai
16. Salto do Céu
17. Vila Rica
18. Nova Brasilândia
19. Itaúba
20. Cuiabá

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.