Em um mundo onde a rotina de trabalho, o uso excessivo de tecnologias e a falta de tempo para se dedicar ao bem-estar têm levado muitas pessoas a um estilo de vida sedentário, práticas como o Yoga se mostram essenciais para ajudar na transição para uma vida mais ativa e saudável.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 47% dos brasileiros adultos são sedentários e entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%, e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,8 bilhão de pessoas, cerca de 31% dos adultos no mundo, são sedentárias e não atingiram os níveis recomendados de atividade física em 2022.
A importância da vida ativa
De acordo com Francisco Yoga, criador do Método Kaiut Yoga, o corpo foi feito para estar em movimento e sub utilizá-lo prejudica uma série de funções e cria um fator de risco para dores.
“O corpo foi feito para se mover, todas as estruturas, como músculos e articulações, funcionam melhor quando usamos eles, ficar parado por muito tempo enfraquece essas partes do corpo, prejudica a circulação e afeta a postura”.
“Esse ‘combo’ pode causar dores e aumentar o risco de doenças, como diabetes e problemas no coração. Manter o corpo em movimento é essencial para a saúde e ajuda a prevenir esses problemas”, conta.
O Yoga e a atividade física
O Yoga, por ser uma prática física mais leve, com foco na mobilidade e melhora da saúde integral, é uma das mais buscadas para sair do sedentarismo.
“O Yoga, quando bem aplicado, é uma excelente ferramenta para estimular o movimento e o alongamento de todas as partes do corpo, o que é fundamental para quem está começando a mudar hábitos e sair do sedentarismo”.
“Além disso, outro ponto muito importante, é que a prática de Yoga ajuda na conscientização do corpo, permitindo que as pessoas compreendam melhor seus limites e potencializem seus movimentos”, destaca Francisco.
Fonte: cenariomt