A Prefeitura de Paris, liderada por Anne Hidalgo, anunciou que deixará de usar a rede social , do empresário Elon Musk, na próxima segunda-feira, 20. O objetivo é procurar “espaços pacíficos de expressão” e reforçar seu “compromisso com a veracidade da informação”.
“É uma decisão difícil”, afirmou a prefeitura, a qual afirmou que a rede social se tornou “complexa e, depois, impossível” para a comunicação. Conforme o Executivo municipal, a dificuldade se deve à suposta redução do alcance de mensagens factuais e à suposta promoção do discurso de ódio e da desinformação pela plataforma.
Paris busca alternativas para comunicação digital
Paris continuará ativa em outras redes sociais, com foco no Bluesky. A prefeita, Anne Hidalgo, já havia abandonado o Twitter/X há mais de um ano, período no qual descreveu a rede como uma “arma de destruição em massa das democracias”.
Why I am leaving Twitter.
I have made the decision to leave Twitter.
Twitter, far from being the groundbreaking medium that initially made information accessible to the greatest possible number of people, has in recent years become an impressive tool for destroying our… pic.twitter.com/3CcHQVnz5p
— Anne Hidalgo (@Anne_Hidalgo) November 27, 2023
Em um artigo publicado pelo jornal Le Monde, ela afirmou que a rede de Musk é uma “ferramenta revolucionária”, mas criticou a plataforma e seu proprietário por exacerbarem tensões e conflitos. Anne argumenta que isso reforça a necessidade de ambientes digitais que promovam a verdade.
Outras cidades e entidades seguem o exemplo
Essa decisão é acompanhada por outras cidades e regiões francesas, como Nouvelle-Aquitaine e Bretanha, que também estão em processo para deixar o Twitter/X. Além disso, 86 associações francesas, incluindo grupos ambientais e de solidariedade, tomaram a mesma decisão.
Essas entidades alegam que, sob a gestão de Musk, a plataforma não favorece mais a informação verdadeira nem a interação respeitosa. Por isso, sentem-se motivados a buscar alternativas mais seguras e confiáveis para a comunicação.
Fonte: revistaoeste