As iniciativas sociais promovidas pelo Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), por meio do Grêmio Recreativo e Desportivo, alcançaram, em 2024, mais de 2 mil crianças e adolescentes de Mato Grosso que vivem na região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia.
O objetivo principal das ações é prevenir situações de vulnerabilidade, oferecendo alternativas que afastem os participantes das ruas, ocupando o seu tempo ocioso. As atividades contam com a participação de policiais do Gefron, funcionários de escolas e voluntários das comunidades locais.
Entre as ações realizadas ao longo do ano, destacam-se a Escolinha de Futebol do Distrito de Vila Aparecida, que atende 60 alunos; o projeto Adestrador Mirim, desenvolvido em Cáceres, com a participação de 21 crianças; e o programa “Gefron em Minha Comunidade”, que beneficiou mais de mil crianças nas localidades de Ponta do Aterro, Santa Mônica, Aparecida e Triunfo. Este último é realizado desde o ano 2017, e busca fortalecer a interação entre alunos, professores e moradores com as forças policiais que atuam na fronteira Brasil-Bolívia.
As atividades incluem palestras e divulgação dos trabalhos realizados pelos policiais do Canil do Gefron, que utilizam os cães para demonstrações de faro, obediência, busca e resgate, além de atividades recreativas com as crianças.
O subtenente Moracir Figueiredo, coordenador do programa Gefron na Minha Comunidade e do Canil, destaca que os projetos sociais têm sido uma inspiração para proporcionar aos jovens e adolescentes oportunidades de um futuro melhor.
“O projeto Adestrador Mirim tem capacitado jovens e adolescentes que poderão atuar em um mercado em expansão, como o de pet shops. Por meio da escolinha de futebol, os adolescentes têm sido selecionados para integrar times amadores e profissionais.
Atualmente, o programa Gefron na Minha Comunidade está desenvolvendo um projeto transformador que visa revitalizar o movimento escoteiro em Cáceres, com cerca de 80 crianças já matriculadas. Essas crianças serão capacitadas com doutrina e disciplina, além de qualificadas para o mercado de trabalho como menores aprendizes. Dentro do programa, também apoiamos outras iniciativas, como os projetos Civismo e Cidadania na comunidade Santa Mônica; e fanfarra na comunidade Santa Clara, em Vila Bela”, afirmou.
O presidente do Grêmio Recreativo e Desportivo do Gefron, subtenente PM Pedro Ricaldes, ressalta que o Grêmio desenvolve ações e projetos sociais voltados para a prevenção primária, em conjunto com as comunidades e escolas da região de fronteira. “Os projetos são diversos, como o Adestrador Mirim, no qual os alunos aprendem desde cuidados básicos até técnicas de adestramento para seus próprios cães. Já a escolinha de futebol, além de promover a prática esportiva e benefícios à saúde, ensina os alunos a conviver em grupo, respeitar regras e participar de outras atividades, como passeios ciclísticos, caminhadas, eventos religiosos, entre outros. Esse trabalho é voltado à disseminação do conhecimento, boas maneiras e à promoção de acesso a serviços, contando com o apoio das nossas equipes e de parceiros, como as assistências sociais municipais e a Setasc”, disse.
O coordenador do Gefron, tenente-coronel Manoel Bugalho Neto, destacou o compromisso da unidade com ações sociais, ressaltando o apoio recebido da primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes; da secretária de Assistência Social, coronel Grasielle Bugalho; e do secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri. “O Gefron tem a capilaridade sobre toda a fronteira, e identificamos alguns problemas sociais que nos motivam a participar, de alguma forma, por meio de nossos projetos, com o objetivo de atender essas questões. Por meio do nosso Grêmio, uma associação que reúne todos os operadores do Gefron, realizamos atividades permanentes e outras eventuais, com o objetivo de promover a integração entre a unidade e a comunidade”, afirmou.
Segundo o tenente-coronel, as prefeituras da região também são parceiras importantes nessas iniciativas. “Também participamos de outras atividades sociais promovidas pela Sesp, pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e por outras instituições.
Estamos sempre prontos para realizar essas ações, congregando a Sesp, a Gefron e demais instituições em prol da comunidade. Essa orientação vem, inclusive, do nosso secretário, coronel Roveri, que nos incentiva a participar de todas as demandas sociais.
Buscamos cumprir esse papel com comprometimento”, finalizou o comandante.
Em 2024, além das iniciativas próprias, o Gefron participou de eventos integrados, como o Encontro Regional da Guarda Mirim, Escoteiro Uniselva, Ação Integrada Pontal Marap e Escoteiros do Pantanal. Essas ações ocorreram em vários municípios como Cáceres, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista d’ Oeste, Mirassol d’ Oeste, Cuiabá, Nova Mutum e Vila Rica.
Ainda na parte social e em apoio às outras instituições, o Gefron realizou a entrega de cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade pelo Programa SER Família Natal Solidário.
No final de 2024, o projeto Escoteiros do Pantanal foi retomado, registrando 80 alunos matriculados. A iniciativa seguirá em 2025 com a participação de policiais na nova diretoria. Outros projetos, como a Escolinha de Futebol da Vila Aparecida e sua extensão em Cáceres, também terão continuidade neste ano.
Os recursos utilizados para a execução dos projetos foram obtidos por meio de editais da Justiça Federal e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).