Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Starship da SpaceX se desintegra no espaço: impacto nos voos no Caribe

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um protótipo da nave Starship, da SpaceX, falhou minutos depois do seu lançamento nos Estados Unidos, nesta quinta-feira, 16. O controle de missão perdeu contato com a Starship, que transportava satélites simulados, oito minutos depois da decolagem. O lançamento ocorreu no Texas, às 19h38 pelo horário de Brasília. As informações são da agência de notícias Reuters.

Em sua conta no Twitter/X, o dono da SpaceX, Elon Musk, compartilhou um vídeo no qual mostra os destroços da nave. Ele comentou: “O sucesso é incerto, mas o entretenimento é garantido!”. Musk sugeriu que um vazamento de oxigênio e combustível pode ter contribuído para a falha.

Dan Huot, gerente de comunicação da SpaceX, também se pronunciou: “Perdemos toda a comunicação com a nave. Isso nos diz que tivemos uma anomalia com o estágio superior”.

Consequências de incidente com nave da SpaceX no tráfego aéreo

Por causa do incidente, voos comerciais que cruzavam o Caribe foram forçados a desviar suas rotas por segurança. A SpaceX raramente causa grandes interrupções no tráfego aéreo, contudo, nesse episódio, pelo menos 20 voos alteraram suas rotas, segundo o FlightRadar24.

No Aeroporto Internacional de Miami, companhias cancelaram alguns voos, relatou uma testemunha à Reuters. A Administração Federal de Aviação dos EUA está avaliando o incidente.

Repercussões e próximos passos

Mesmo com o revés, Bill Nelson, administrador da Nasa, parabenizou a SpaceX pelo teste. “O voo espacial não é fácil, é tudo menos rotina, e é por isso que esses testes são tão importantes — cada um nos aproxima do nosso caminho para a Lua e em direção a Marte”, escreveu ele em uma rede social.

A missão fazia parte do sétimo teste da Starship desde 2023, no esforço da SpaceX para desenvolver um foguete que transporte humanos e carga a Marte. Antes do lançamento, a SpaceX descreveu o estágio superior da Starship como uma “nave de nova geração com atualizações significativas”, planejada para pousar no Oceano Índico uma hora após o lançamento.

O foguete Super Heavy retornou à plataforma de lançamento sete minutos após a decolagem, conforme planejado. Ele desacelerou ao reacender os motores, fixando-se nos braços mecânicos da torre. O erro ocorreu numa fase da missão anteriormente completada com sucesso. A última falha do estágio superior da Starship foi em março do ano anterior.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.