A vacina contra a dengue estará disponível para todas as pessoas de 4 a 59 anos em Campo Grande a partir desta quinta-feira (16). Anteriormente, a imunização estava liberada apenas para crianças e adolescentes. O anúncio da ampliação da faixa etária foi feito pela secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, durante entrevista à TV Morena.
A decisão visa ampliar o público-alvo devido à baixa procura e à proximidade do vencimento das doses.
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), de segunda-feira (13) até a manhã desta quarta-feira (15), apenas 385 pessoas entre 6 e 16 anos buscaram o imunizante. No total, serão disponibilizadas 16 mil doses do imunizante nas 74 Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade.
A vacina estará disponível em todas as USFs de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento das unidades. Para receber a dose, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e, se possível, o Cartão Nacional do SUS.
A importância de aderir à campanha nos próximos meses é reforçada, especialmente diante da aproximação do período de chuvas, quando os casos de dengue tendem a aumentar.
Além da vacinação, a Sesau reforça a importância de medidas preventivas, como evitar o acúmulo de água parada, manter caixas d’água bem vedadas e eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
A vacinação contra a dengue é realizada em duas doses, com intervalo de três meses entre uma dose e outra. A eficácia da vacina é garantida com o esquema completo.
Contraindicações da vacina
- Pessoas menores de 4 anos e maiores de 59 anos;
- Pessoas com histórico de anafilaxia ou reação alérgica à substância ativa ou a qualquer excipiente da vacina;
- Pessoas com imunodeficiência ou em uso de terapias imunossupressoras;
- Gestantes e lactantes.
Fonte: primeirapagina