No fim de semana dos dias 25 e 26 de janeiro, o MASP comemora o aniversário de 471 anos da cidade de São Paulo com o evento Prelúdio, que ocupará o edifício Pietro Maria Bardi. Será a primeira vez que o museu abrirá as portas do novo prédio, antes da inauguração oficial. Ao longo dos dias, o público poderá visitar os espaços onde serão montadas as exposições.
Entre os destaques do Prelúdio está a leitura inédita de cartas escritas por Lina Bo Bardi – arquiteta que projetou o prédio original do museu – para Pietro Maria Bardi, seu marido e primeiro diretor artístico do MASP. A apresentação é dirigida por Nelson Baskerville e a interpretação das cartas da década de 1950, período da construção do icônico edifício, será feita por Isabel Teixeira e Mateus Solano.
A agenda musical terá shows de Xênia França e do grupo Bixiga 70. O Coral Heliópolis, grupo artístico do Instituto Baccarelli, fará um espetáculo com composições populares e eruditas. A Studio3 Cia de Dança e a bailarina e coreógrafa Morena Nascimento farão performances de dança.
Na programação infantil, chamada de Preludinho, as crianças poderão descobrir a diversidade de timbres do corpo com assobios, palmas, estalos e outros sons na aula-show com o grupo Barbatuques. Cris Gouveia, acompanhado dos músicos Marcellus Meirelles e Roberta Kelly, contará histórias inspiradas no repertório musical e na vida do cantor e compositor Adoniran Barbosa. Também haverá atividades recreativas, como a intervenção circense com balões do Circo Show.
O clima de celebração também tomará conta do edifício Lina Bo Bardi, onde ocorrerá a abertura das persianas da Galeria do 2º andar ao entardecer. A iniciativa proporciona ao público uma visão panorâmica da Avenida Paulista e do centro de São Paulo. Quem estiver do lado de fora poderá observar as obras da coleção do MASP suspensas nos famosos cavaletes de vidro.
Durante o evento, a entrada será gratuita para os dois edifícios do MASP mediante retirada de ingresso no site do museu a partir de 23 de janeiro. Além disso, o horário de funcionamento do edifício Lina Bo Bardi será estendido até às 21h, com entrada franca para as exposições Acervo em Transformação, Histórias LGBTQIA+, Serigrafistas Queer: liberdade para as sensibilidades e Sala de Vídeo: Manauara Clandestina.
Programação do Prelúdio
SÁBADO, 25 DE JANEIRO
EDIFÍCIO PIETRO MARIA BARDI
10h — Contação de histórias com Cris Gouveia, 1º subsolo
11h — Barbatuques, 1º andar
11h às 14h — Distribuição de pipoca e algodão doce, intervenção circense e recreação com Circo Show, sob o comando de Juliano Vargas, Térreo
11h às 13h — Visita aos andares expositivos
14h — Leitura das Cartas de Lina com Isabel Teixeira e Mateus Solano, 9º andar
17h — Studio3 Cia. de Dança apresenta Bolero, direção artística e coreografia de Anselmo Zolla e concepção e direção cênica de Jorge Takla, 9º andar
18h30 — Studio3 Cia. de Dança apresenta Bolero, direção artística e coreografia de Anselmo Zolla e concepção e direção cênica de Jorge Takla, 9º andar
19h30 — Apresentação Bixiga 70 e Tássia Reis, 1º andar
20h às 21h — Visita aos andares expositivos
EDIFÍCIO LINA BO BARDI
18h às 21h — Abertura das persianas da Galeria do 2º andar, do edifício Lina Bo Bardi.
DOMINGO, 26 DE JANEIRO
10h — Coral Heliópolis, 1º subsolo
11h às 13h — Visita aos andares expositivos
12h — Leitura das Cartas de Lina com Isabel Teixeira e Mateus Solano, 9º andar
13h30 às 14h30 — Visita aos andares expositivos
15h — Morena Nascimento, 9º andar
17h — Show com Xênia França, 1° andar
Serviço
Prelúdio
Quando? 25 e 26 de janeiro.
Quanto? Entrada gratuita com retirada de ingressos no site a partir de 23 de janeiro.
Onde? Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista.
Fonte: viagemeturismo