Sophia @princesinhamt
Turismo

Prefeito Mauro assegura compensação por possíveis impactos ambientais em obras no Morro de Santo Antônio

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O governador Mauro Mendes (União) rebateu críticas do Ministério Público (MPMT) sobre problemas de segurança e impactos ambientais nas obras realizadas no Morro de Santo Antônio. Mendes afirmou que eventuais danos ambientais serão compensados e destacou o objetivo do governo de melhorar a infraestrutura turística no local.

“Se destruímos lá 10, 20 ou 30 árvores, vamos plantar 200 ou 300. Nossa intenção é levar infraestrutura para um ponto turístico importante, e vamos conversar com o Ministério Público para buscar um consenso”, disse o governador.
A declaração ocorre após vistoria feita pela promotora de Justiça Ana Luiza Avila Peterlini de Souza, da 15ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Cuiabá, que identificou problemas como processos erosivos, pedras e cascalho acumulados na via, e falta de sinalização adequada. Segundo a promotora, as irregularidades impactam tanto o meio ambiente quanto a segurança dos visitantes.
Mauro, no entanto, atribuiu parte dos problemas às chuvas recentes. “O que aconteceu ali, como em muitas obras rodoviárias em Mato Grosso, é que a água da chuva carregou terra e material solto na escavação. Isso é algo natural e está sendo corrigido. Ali é um morro, um arenito, e não apresenta perigo”, explicou.
O governador também reforçou a necessidade de melhorar as condições do Morro de Santo Antônio, que é muito procurado por visitantes, mas carece de infraestrutura adequada. “Estamos asfaltando o acesso, construindo um estacionamento e garantindo infraestrutura. Turismo não é apenas manter tudo como está. Em outros países, o turismo é fortalecido porque há qualidade e estrutura. Precisamos oferecer isso também”, destacou.
Segundo Mendes, a trilha mais difícil continuará disponível para quem preferir, enquanto a nova via de acesso garantirá maior acessibilidade. Ele afirmou que pretende manter o diálogo com o Ministério Público para solucionar as questões levantadas.
“Vamos atender o MP, dialogar com a promotora Ana Peterlini, que é uma profissional comprometida com o meio ambiente. Sempre encontramos um caminho comum. Nosso objetivo é preservar, fazer melhorias e garantir que nossa população possa usufruir desses espaços turísticos com qualidade”, concluiu o governador.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.