A , responsável pela premiação conhecida como o “Nobel judeu”, anunciou Javier Milei como o ganhador da edição de 2025 na última terça-feira, 14. É a primeira vez que um chefe de Estado ganha o Prêmio Gênesis.
Em decisão unânime, os jurados reconheceram o “apoio inequívoco” do presidente da Argentina a durante um dos períodos mais difíceis que o Estado judeu enfrentou desde sua fundação — em referência ao ataque terrorista do Hamas em outubro de 2023. O comitê citou a recente decisão de Milei de mover a embaixada argentina para Jerusalém e a reversão de anos de votos anti-Israel na ONU pela .
“O presidente Milei é um verdadeiro herói do povo judeu”, disse Stan Polovets, co-fundador e diretor da Fundação Prêmio Gênesis. “Ao contrário dos líderes de muitos outros países em todo o mundo que permaneceram calados, pressionaram e — em alguns casos — fizeram sanções contra Israel, o presidente Milei apoiou inequivocamente o povo judeu e seu Estado.”
Os jurados também mencionaram o compromisso do presidente argentino em “levar à justiça os autores dos bombardeios contra a Associação Mutual Israelense-Argentina [AMIA] e a Embaixada de Israel na Argentina em 1992 e 1994, respectivamente”.
Além disso, a Fundação Prêmio Gênesis parabenizou o comprometimento do argentino com os valores ocidentais, a democracia e a liberdade, exibido no apoio de Milei a seu homônimo ucraniano, Volodymyr Zelensky, e ao povo da Ucrânia como um todo. O comitê da premiação parabenizou ainda o progresso econômico argentino na gestão do atual presidente.
COMO É BOM TER UM PRESIDENTE EM ARGENTINA?
Milei anuncia aliança Argentina-Israel contra o terrorismo.
“Estamos avançando com um memorando com Israel — uma aliança bilateral pela liberdade, democracia e contra o terrorismo e as ditaduras. Enquanto outros se aliam ao Irã, nós… pic.twitter.com/kHyiS4MKjw
— Desiree Rugani (@desireerugani) November 22, 2024
“Este prêmio reflete o sincero apreço de Israel pelo presidente e pelo povo da Argentina”, afirma Polovets. “Um amigo na necessidade é um amigo de verdade.”
Javier Milei já expressou admiração pelo judaísmo algumas vezes e até mesmo pensou em se converter à religião. Ele ficou honrado em receber o prêmio. “Tenho profunda admiração por Israel, pela sua história e pelo seu povo”, disse ele à fundação.
O presidente argentino afirma que o povo judeu, ao longo da sua história, demonstrou que a resiliência e a defesa da liberdade são essenciais para superar qualquer desafio. “Esse espírito é a pedra angular do relacionamento entre Argentina e Israel, e trabalharei para fortalecer ainda mais nossos laços.”
Criado em 2013, o Prêmio Gênesis concede uma bonificação de US$ 1 milhão para homenagear personalidades judias vivas de renome internacional que se orgulhem de sua herança judaica, assim como pessoas preocupadas com o futuro do povo judeu e do Estado de Israel.
“É claro que não vou ficar com o prêmio em dinheiro”, disse Javier Milei. Ele se comprometeu a doar o valor para causas de apoio à liberdade e à luta contra o antissemitismo, tanto na Argentina quanto ao redor do mundo.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, agradeceu hoje o presidente da Argentina, Javier Milei, por ter classificado o grupo palestino Hamas como organização terrorista. O governo brasileiro, de Lula da Silva, classifica os terroristas palestinos, responsáveis pelo… pic.twitter.com/tsGZfr6tz5
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 21, 2024
Os laureados são escolhidos pelos comitês de jurados, depois de um processo anual de nomeação pública e processo de votação. “Qualquer pessoa que sinta uma conexão com o mundo judaico pode participar de nomeações e votações”, diz o site oficial da premiação.
O diretor de cinema Steven Spielberg e a juíza norte-americana Ruth Bader Ginsburg também já foram agraciados com o Prêmio Gênesis.
Fonte: revistaoeste