Sophia @princesinhamt
Notícias

Rompimento de represa preocupa moradores após chuvas intensas e erosão se agravar

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A represa São Lourenço, em Nova Olímpia, entrou em estado de alerta devido às fortes chuvas que atingem a região desde o último final de semana. O aumento do nível da água e sinais de erosão no barramento preocupam moradores das proximidades e levaram à mobilização de autoridades e equipes de emergência.

O prefeito Arizão Cândido (PL) esteve no local na manhã desta quarta-feira (15) para acompanhar os trabalhos de contenção e prevenção. Uma das medidas adotadas é a instalação de uma cascata para mitigar a erosão causada pelo grande volume de chuvas.
“Estamos acompanhando de perto a situação e tomando todas as providências necessárias para garantir a segurança das pessoas e propriedades próximas”, destacou o gestor.
A Uisa, responsável pela área onde a represa está localizada, informou em nota que as chuvas intensas elevaram significativamente o nível da água, mas que ações foram rapidamente implementadas para controlar a situação. Segundo a empresa, o barramento é licenciado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e está classificado com baixo risco de dano associado.
“Estamos empenhados em manter a segurança e a estabilidade da represa, e atualizaremos a comunidade caso haja qualquer mudança”, declarou a Uisa.


 

Nota de Esclarecimento
Na madrugada desta terça-feira (14), as fortes chuvas registradas nas regiões próximas à uisa, ocasionaram um aumento significativo no nível de água da represa São Lourenço, localizada em área privada da companhia e utilizada para captação de água das operações agroindustriais da biorrefinaria. Esta represa está licenciada junto a SEMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso) e está classificada com dano potencial associado baixo.
Prontamente, a uisa direcionou esforços, equipes e equipamentos para conter o excesso da água. Como resultado, o nível da represa foi controlado e não apresenta riscos eminentes. Seguimos realizando o monitoramento, pelas próximas 24h, até a normalização da represa.
Reiteramos o nosso compromisso com a transparência com os nossos funcionários e comunidades e informaremos qualquer atualização.
Nova Olímpia – MT, 14 de janeiro de 2025

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.