Christinny dos Santos
Única News
Após perder tudo que tinha no abrigo de animais Lar dos Sonhos, devido a um alagamento que atingiu o local, a organização pede a ajuda da população para arrecadar ração, remédios e outros itens essenciais para os bichinhos. O abrigo, gerenciado pela defensora Rosalina Nunes, existe oficialmente há dois anos e cuida de mais de 100 cães e gatos.
O abrigo fica na zona rural de Várzea Grande. Durante a forte chuva que caiu no final de semana e início desta, o local acabou alagando e deixou os animais desesperados. Enquanto chovia, Rosa e seu filho de 15 anos precisaram acalmar os cães e ainda mover os itens de higiene, saúde e alimentação para local seco.
A única saída que Rosa encontrou foi colocar os itens no mesmo local onde estavam alguns dos cães, mas devido ao medo, eles acabaram subindo em caixas e sacos, derrubando tudo na água. Ela conseguiu solucionar o problema com a água, mas ainda precisa reaver os itens perdidos durante a chuva.
Além da ração comum, também foram perdidos ração renal e para cães obesos. Não só isso como camas, tapetes higiênicos, fraldas geriátricas. Vinte e sete cãezinhos têm leishmaniose e fazem uso de medicação, outros 4 precisam de remédios especiais.
Durante o alagamento, Rosa precisou fazer furos em algumas das 13 casinhas que tem para os cães para ajudar no vazamento da água. Este furos precisam ser fechados, por isso ela também está arrecadando areia e cimento. Algumas partes do abrigo precisarão ser teladas novamente, já que os cães danificaram, tentando fugir, com medo da chuva.
O abrigo
Rosa atua como defensora dos animais há mais de 10 anos. Ela começou levando os cachorros para a própria casa e precisou se mudar muitas vezes enquanto lidava com 20, 40 animais. Há três anos ela decidiu comprar um terreno, fez uma campanha de vendas de colchonetes de fabricação própria e um anos depois fundou o abrigo.
Boa parte da estrutura do abrigo foi construída pelo próprio marido, com o trabalho de costureira e apenas três padrinhos, era difícil pagar a mão de obra. Mesmo assim, ela continuou recebendo os animais e até se mudou para o local e hoje faz jornada dupla, cuidado dos bichinhos e trabalhando fora.
Para que o abrigo continue funcionando e os animais, que muitas vezes não são adotados devido a doenças ou deficiências, continuem sendo acolhidos, Rosa conta com doações.
Doações podem ser feitas através de transferência PIX, a chave 65 9201-5006 é também o número de telefone particular de Rosa. Mesmo funcionando na zona rural, o abrigo tem um ponto de coleta na cidade, a loja Agropecuária Pantanal MT, localizada na Avenida Alzira Santana, Centro Sul do município.
Você pode acompanhar o trabalho do abrigo através do Instagram @laardossonhos ou clicando aqui.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews